Muitos brasileiros optaram pelo empreendedorismo, porém existem aqueles que estão com seu CNPJ MEI, parado ou inativo.
Você pode encerrar seu CNPJ MEI de maneira gratuita, e no artigo de hoje vamos te explicar o passo a passo para que você consiga realizar a baixa, entretanto como os processos podem ser burocráticos dependendo da situação, recomendamos que conte com a ajuda de um contador.
Passo a passo para encerrar seu MEI.
Caso você tenha decidido encerrar seu MEI saiba que o processo de encerramento não é tão simples quanto a abertura do mesmo, mas vamos te orientar nos passos que você precisa seguir para fazer o fechamento.
Para começar você precisa verificar se suas declarações anuais se encontram pagas, pois na declaração anual do MEI, consta toda a atividade do seu negócio, por meio dela que a Receita Federal realiza a verificação da regularidade da empresa, e eles precisam estar em dia para que seja possível realizar a baixa.
Você consegue efetuar a verificação através do Portal do Empreendedor Individual, clicando em Declaração Anual — DASN — SIMEI.
- Preencha com o seu CNPJ e clique em continuar;
- Selecione o ano referente a declaração;
- Em seguida adicione os dados do seu negócio, lembre-se de considerar seus rendimentos.
Agora para ser possível realizar a baixa do MEI você necessita ter seu código do simples nacional, você consegue obter pelo site do simples nacional.
- Primeiramente digite seu CNPJ;
- Realize a validação informando o número do seu título de eleitor ou da sua última declaração de imposto de renda de pessoa física;
- Após preencher esses dados basta clicar em continuar;
- Agora seu código de acesso irá aparecer em vermelho.
Para realizar a conclusão da baixa do seu MEI, é necessário confirmar seus dados, para que isso ocorra, você receberá um código em seu telefone, para isso acesse o Portal Acesso.gov.br.
- Após acessar o site vá à opção empreendedor;
- Depois escolha a opção BAIXA DE MEI e Solicitar Baixa;
- Agora preencha os dados e efetue o ‘login’.
- Para finalizar, clique na opção meu perfil e verifique se o seu número de telefone celular e seu e-mail estão corretos.

Concluindo a baixa do seu MEI
Novamente é necessário acessar o Portal do Empreendedor e realizar o passo-a-passo;
- Primeiro você clicará na opção já sou MEI;
- Depois Baixa MEI;
- Seguido por solicitar Baixa;
- Agora efetue ‘login’ com os dados solicitados;
- Utilize o seu código de acesso do Simples Nacional;
- Visualize seus dados e confira se estão corretos;
- Para finalizar basta confirmar a solicitação.
Pagamento de Impostos Pendentes
Quando realizado o cancelamento é necessário que você esteja atento aos impostos que foram gerados para se manter em dia com o Governo.
Isso acontece, pois, o vencimento da DAS ocorre todo dia 20 do mês subsequente, ou seja, se você realizou o cancelamento em abril, a última guia precisa ser paga em 20 maio, para isso acesse o site do Simples Nacional.
- Selecione a opção “Emitir Guia de Pagamento (DAS);
- Informe o ano-calendário e clique nos anos disponíveis do primeiro ao último;
- Em seguia em período de apuração;
- Clique em apurar e gerar DAS;
- Agora basta efetuar o pagamento.
Após realizar estes processos basta efetuar a declaração de extinção do seu MEI, se você não possuir declarações em atraso, é possível realizar a sua declaração de extinção MEI, que é similar a declaração anual, porém deve ser realizada no ato do cancelamento entrando no site da DASN SIMEI.
- Preencha o seu CNPJ e efetue o login;
- Em seguida clique em continuar;
- Agora você selecionará o último ano disponível, informando a data em que sua baixa foi feita;
- Relate o faturamento e preencha os campos solicitados;
- Para finalizar clique em continuar e em transmitir;
- Lembre-se de salvar o documento gerado, para ter consigo a confirmação da baixa MEI.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Com informações de Conube adaptado para Jornal Contábil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp