Fonte: Google
Para que possa dirigir um veículo pelas ruas é preciso possuir CNH, porém, quando ela está irregular, a pessoa precisará depender de carona ou do transporte público.
Ter a carteira suspensa ou cassada está previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e essas situações acontecem quando algumas regras são descumpridas.
Se o motorista atingir mais de 20 pontos na habilitação, terá a carteira suspensa, porém, se ele continuar dirigindo, nesse caso terá ela cassada.
Além disso, ele pode ter a habilitação cassada se for pego dirigindo embriagado, disputar rachas ou entregar o carro a uma pessoa não habilitada.
Quando são cometidas essas infrações, a pessoa poderá ter a carteira cassada e, nesse caso, não poderá dirigir por um período de, pelo menos, 2 anos.
Como recuperar a CNH cassada
Quando a CNH é cassada, o documento deve ser entregue ao órgão responsável e ficará detida até que a pessoa passe por todos os processos necessários para recuperá-la.
A primeira coisa a entender é que o tempo de punição deverá ser cumprido, portanto, durante 2 anos ou mais não será possível dirigir.
Para que possa reaver o documento, precisará pagar taxas de emissão que podem variar de uma localidade para outra.
Além disso, deverá passar por exames médicos, avaliação psicológica e testes teóricos e práticos.
Antes de realizar os testes, precisará fazer um curso de reciclagem determinado pelo Detran, sendo que ele pode variar de seis meses a dois anos, conforme o que for estabelecido.
Durante esse treinamento serão ensinados assuntos como primeiros socorros, relacionamento interpessoal, legislação de trânsito e direção defensiva. A realização deverá ser feita em um dos postos do Detran ou em autoescolas credenciadas, sendo que o valor poderá variar.
Há algumas regiões que permitem que o curso seja realizado online, assim, as aulas são virtuais feitas por videoaulas e permitem mais flexibilidade em relação ao horário.
Após o curso, será aplicada a prova teórica que exige um percentual de acerto mínimo de 70% para que a pessoa seja aprovada e, posteriormente, possa realizar a avaliação prática.
Em caso de reprovação, deverá refazer todo o processo. Já se for aprovada em todas as etapas, a habilitação será devolvida e a pessoa poderá voltar a dirigir.
Quem sempre dirigiu e teve a CNH cassada, sentirá falta desse hábito e da rotina que ele permite, porém, é muito importante recuperar a CNH cassada por diversos fatores, como:
Recuperar a CNH cassada é um processo que pode ser demorado, principalmente pelo fato de proibir que o motorista volte a conduzir veículo por um determinado período.
Entretanto, essa é a única maneira da pessoa não correr o risco de infringir novamente a lei.
Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…