Designed by @bearfotos / Freepik
Para ter acesso aos benefícios previdenciários, como a aposentadoria, é necessário contribuir. Sendo assim, o cidadão é considerado um segurado do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), portanto, aqueles que nunca contribuíram não conseguem se aposentar.
Muitos brasileiros, que desejam se aposentar após longos anos de trabalho, nunca contribuíram com a previdência, ou só possibilitaram o recolhimento durante um período, no qual não foi suficiente para desfrutar do benefício. Isto porque, não tinham condições de pagar ou não sabiam como realizar o processo. Em razão disso, estes trabalhadores não conseguem se aposentar pelo INSS.
Contudo existe uma alternativa, para aqueles que nunca prestaram contas à previdência e necessitam de uma renda ao final de suas carreiras. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC), popularmente conhecido como LOAS.
Previamente, vale lembrar que o BPC, se trata de benefício assistencial destinado à idosos e deficientes. Sendo assim, homens acima 65 anos e mulheres acima de 60 têm direito a se tornar beneficiários.
Vale destacar, que o benefício não exige dentro de seus requisitos contribuições previdenciárias. Desta forma, para requerer ao BPC, não é necessário que o cidadão tenha contribuído com INSS.
Em razão disso, o LOAS/BPC, se torna uma alternativa vantajosa para aqueles que nunca contribuíram, de forma que o benefício disponibiliza o pagamento de um salário mínimo ao idoso, que comprove uma renda insuficiente para prover sua família e a si mesmo.
Para requerer o benefício é necessário atender a algumas condições. Confira quais são:
Para ter acesso ao BPC, é necessário a apresentação de uma série de documentos antes de dar início ao processo de solicitação. Inicialmente, o solicitante deve se direcionar à alguma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), levando junto a si os seguintes documentos:
Após o cadastro no CRAS, é necessário apresentar outras documentações para solicitar os benefícios de BPC, confira:
Reunido essa documentação, o pedido pode ser feito por meio do número 135, pelo site do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), ou na agência da previdência social. Confira, o passo a passo para pedir pelo app:
Após isso, basta esperar pela análise e a resposta do INSS.
Conteúdo por Lucas Machado
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…