A Escrituração Contábil Digital ECD já é uma daquelas obrigações que a maior parte das empresas deve entregar e que está no calendário fiscal dos contadores.
O fato é que ano após ano a obrigação vem evoluindo, atingindo mais empresas e sendo um instrumento de fiscalização por parte da Receita Federal. Por isso é importante ficar atendo e saber do que se trata.
Apesar desta questão do fisco, o fato é que existem benefícios de sua entrega desde que feita corretamente.
Vamos saber mais sobre essa obrigação? Então acompanhe este post com informações sobre a ECD.
A Escrituração Contábil Digital faz parte do Projeto SPED e foi introduzida em 2007. Essa obrigação diz respeito à entrega para a Receita Federal, de forma digital e organizada, dos Livros Contábeis.
Ela substitui a entrega dos Livros Diário, Razão, Auxiliares e do Balanço e das Demonstrações Financeiras.
A obrigação atualmente é anual e deve-se ficar atento, pois como trata-se das demonstrações financeiras completas, ela certamente será um excelente instrumento de cruzamento a outras obrigações do SPED.
Quando foi introduzida como obrigação acessória, a ECD não atingia muitas empresas.
Ao longo do tempo, a Receita Federal foi ampliando a sua obrigatoriedade e em 2017 até algumas empresas do Simples Nacional serão atingidas.
Vamos ver quem está obrigada a sua entrega:
Para as empresas não obrigadas a sua entrega é facultativa.
Existem alguns prós em se entregar, porém o empresário deve ficar atento, pois se as demonstrações não foram confiáveis isso poderá trazer riscos.
Isso mesmo! Existem benefícios na entrega da obrigação, veja alguns deles.
Primeiro devemos nos lembrar que a Escrituração Contábil sempre foi obrigatória, a única diferença com a ECD é que ela passa a ser digital, ou seja, entregue através de arquivos eletrônicos.
E o primeiro benefício é justamente este. Ter um livro digital é muito melhor do que tê-los em na forma física.
Ter que preparar, imprimir, encadernar e depois registrar é simplesmente tudo o que não deve ser feito em uma sociedade moderna. Sem contar que dado o trabalho, muitos empresários não registravam o livro.
Esse benefício traz uma grande vantagem no formato eletrônico. O custo.
Fazer a impressão e registro dele no formato físico custava algum dinheiro, inclusive com mais taxas nas Juntas Comerciais. Já o livro eletrônico não tem custos adicionais, a não ser aqueles relacionadas ao trabalho do contador.
Para entregar uma ECD corretamente deve-se seguir alguns passos.
O primeiro e essencial deles é realizar uma escrituração contábil adequada.
Aqui nesse ponto não adianta fazer “meia boca” ou economizar, pois lembre-se: o livro vai para a Receita Federal. Por isso seguir todas as orientações do contador é muito importante.
Se você é obrigado a entregar a ECD adote boas práticas, encaminhe todos os documentos para o contador, solicite e emita sempre notas fiscais, não misture as contas pessoais com as da empresa. Tenho certeza que isso se reverterá em benefícios para a sua escrituração contábil.
O contador será responsável por fazer os registros contábeis e validar o arquivo no programa disponibilizado pela Receita Federal.
Um ponto importante na entrega é que o arquivo deve ser assinado digitalmente. Isso é feito utilizando um Certificado Digital ECPF do modelo A3, considerado mais seguro. É necessário a assinatura do Contador e do Administrador da Empresa.
Muitos me perguntam sobre a necessidade de ser um eCPF e não um eCNPJ como nas outras obrigações. O governo exige ser um eCPF justamente para substituir a assinatura do livro físico, vamos nos lembrar que eram as mesmas assinaturas.
Importante mencionar é que se houver a escrituração por dois contadores diferentes deverão ser entregues dois arquivos, um para cada profissional contador responsável.
A ECD é a obrigação acessória que mais possui informações sobre a empresa. Por isso deve ser entregue com muita atenção. Enviar por enviar, ou enviar informação ruim o prejudicado será você.
O Plano de Contas é algo importante. Você deve utilizar o da sua empresa, porém referenciar ele corretamente com o Plano de Contas do Governo.
Outra questão é analisar as demonstrações antes da entrega, afinal será a forma como o governo irá olhar a sua empresa.
Aqui na Capital Social fazemos verificações adicionais de consistências das demonstrações contábeis. Essa ‘auditoria’ se assemelha com as análises que o fisco fará com as demonstrações.
Alguns exemplos:
Pode parecer evidente todos esses tópicos, porém uma verificação detalhada como realizamos antes da entrega da obrigação pode evitar muitos dos problemas verificados em uma fiscalização.
Como podemos verificar, a ECD é uma obrigação importante do Projeto SPED e visa substituir os livros contábeis físicos por livros digitais.
Isso entrega uma grande quantidade de informações ao fisco que faz validações automáticas que vão além daqueles do programa validador.
Enviar informação ruim pode prejudicar a sua empresa, por isso conte com um contador habilitado e siga as boas práticas de registro.
Via Capital Social
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