O talento do brasileiro com a bola nos pés é inegável, um espetáculo que já atraia multidões desde o começo dos anos 10. O fanatismo pelo esporte, sua popularidade na mídia e no cotidiano dos torcedores alimentaram tanto a sua prática, que hoje o Brasil possui cinco campeonatos a nível nacional, fora os realizados em cada estado, com cerca de 380 jogos por competição.
Um estudo idealizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e realizado pela consultoria EY, apontou que o futebol movimenta um total de R$ 52,9 bilhões na economia do País, o que representa 0,72% do total do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, mostrando que R$ 37,8 milhões são de efeitos indiretos.
Podemos levar em consideração como efeito indireto, por exemplo, o aumento de consumo nos bares em épocas de campeonatos. Segundo a análise do Mercado De Consumo Do Futebol Brasileiro, realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), apenas 3,9% dos torcedores frequentam estádios. No ano passado, o Campeonato Brasileiro teve a melhor média de público em 36 anos, com 20 mil torcedores pagantes por partida.
No Brasil, em média 25,7 milhões de pessoas acompanham as partidas pela TV. Para a Franquia Salomé Bar, com bares em sete estados do Brasil, sendo um dos pontos de encontro para os fãs do esporte, há um aumento de 20% nas vendas com o início dos campeonatos Brasileirão e Copa do Brasil e também dos sul-americanos como a Libertadores e Copa Sul-Americana.
Northon Braguin, gerente geral do Salomé Bar Matriz, situado em Sorocaba/SP, comenta que os jogos que envolvem os quatro principais times do Estado de São Paulo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, são os que mais movimentam as vendas.
“No Salomé Bar Matriz os clientes não perdem nenhum jogo dos campeonatos envolvendo os quatro times citados. Geralmente, eles vêm com a galera e se divertem antes, durante e mesmo após o fim das partidas”, reafirma Northon.
Segundo Braguin, nos dias de clássicos ou finais de campeonato, é preciso reforçar a equipe para atender a demanda, já que o bar tem 100% de ocupação e procuras por reservas, gerando assim mais empregos na região.

Além do futebol, o UFC (Ultimate Fighting Championship), campeonato mundial de luta, tem sido o segundo esporte a movimentar a economia da franquia, em terceiro o Super Bowl, a grande final do campeonato da NFL (National Football League).
O gerente geral explica, ainda, que o Salomé Bar Matriz possui uma estrutura de telões e TV’s pensada para que o cliente possa sair da sua mesa, ir até a calçada ou ao banheiro, sem perder nenhum lance, já que até dentro dos toaletes há TV’s com transmissão ao vivo dos jogos.
“Cada um dos nossos franqueados é responsável por sua estrutura. O bar da Matriz, por exemplo, possui uma diferenciada, porém, toda a franquia do Salomé Bar presa pelo conforto dos torcedores e possui TV’s para transmitir aos jogos em tempo real”, explica Northon.
Há três unidades do Salomé Bar na Região Metropolitana de Sorocaba: Salomé Bar Santa Rosália, situado na Av. Pereira da Silva, 1518, no bairro Jardim Santa Rosália; Salomé Bar Boituva, localizado na Rua Expedicionário Souza Filho, 80, no bairro Jardim Primavera, na cidade de Boituva; e o Salomé Bar Matriz se encontra na Rua Indianópolis, 120, no bairro Jardim Paulistano em Sorocaba; mas, em breve, a cidade vai receber mais uma unidade da franquia, no bairro Jardim Astro.
Cerveja é proibida nos estádios
Outro fator que pode ser decisivo para o torcedor na hora de escolher onde irá torcer é o consumo de bebidas alcoólicas, já que elas são proibidas nas arenas paulistas desde 1996, em um raio de até 200 metros das entradas dos estádios.
No ano passado, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a PL que autorizava a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Porém, segundo o entendimento da Procuradoria Geral do Estado, a liberação da comercialização ia contra o Estatuto do Torcedor e Lei Federal, portanto a vetaram.
Rio Grande do Sul e Minas Gerais também possuem projetos de lei para liberar a venda de bebidas alcoólicas. Já em outras cidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Mato Grosso, o consumo de cervejas é liberado dentro das arenas.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp