EBC / Imagem: Agência Brasil
No próximo domingo, 15, os eleitores irão às urnas para escolher seus representantes no poder público municipal.
As eleições acontecerão em 5.568 municípios, por isso, é fundamental saber as funções de cada um desses representantes para definir melhor quem será seu candidato.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para falarmos sobre os vereadores.
Afinal, você sabe como é o trabalho de um vereador? Originária do grego antigo, a palavra vereador vem de “verea”, que significa vereda, caminho.
Portanto, podemos dizer que o vereador é aquele que orienta os caminhos à serem seguidos e que dá voz às demandas da população.
A partir disso, eles devem levar essas questões ao poder Executivo, fazendo uma espécie de ligação entre o cidadão e a prefeitura do município.
Por isso, é importante que os eleitores estejam atentos ao trabalho que é desenvolvido por cada vereador, e verifique se a sua atuação está de acordo com o trabalho que deve ser desenvolvido.
Como falamos acima, o agente político que foi eleito por voto direto trabalha no poder Legislativo e tem como principal função representar a população.
Primeiramente, isso deve ser feito através da fiscalização da atuação do Executivo, a fim de verificar se todas as metas de governo e normas legais estão sendo cumpridas em sua totalidade.
O eleitor deve saber que o ato de fiscalizar torna mais equilibrada as ações do poder Executivo.
Nesse sentido, a lei prevê alguns deveres para os vereadores em relação à prefeitura, como por exemplo:
Fiscalização das contas da prefeitura: para acompanhar e verificar se todas as contas estão em dia ou se existem obras ou notas de serviços superfaturados e até atrasados;
Fiscalização dos atos do poder Executivo: acompanhar o trabalho desenvolvido pela administração indireta como os órgãos municipais;
Controle externo das contas públicas: para isso é possível contar com o apoio do Tribunal de Contas do Estado ou do município responsável;
Criação de comissões parlamentares de inquérito: é estabelecido quando há alguma suspeita de irregularidade no poder Executivo, assim, é possível investigar.
Outra função importante do vereador é a apresentação e votação de projetos relacionados à criação, extinção, alteração e complementação de leis em âmbito municipal.
Dentre os assuntos tratados em lei por um vereador estão:
Ficou interessado em desenvolver o trabalho de um vereador? Então, sabia que para se candidatar é preciso cumprir certos requisitos previstos em lei, dentre eles, ser maior de 18 anos e ter domicílio eleitoral na cidade onde pretende concorrer ao pleito – até um ano antes da eleição.
Assim como todos os candidatos às eleições 2020, é preciso ser filiado a um partido político e estar em dia com a Justiça Eleitoral.
O total de vagas disponíveis para o cargo de vereador depende da população da cidade, ficando entre 9 à 55 vereadores.
O tamanho do município também influencia no valor do salário que é pago aos eleitos que varia entre 20 e 75% do subsídio de um deputado estadual.
Por: Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…