Chamadas

Eleições CRCs: quem não votou precisa enviar justificativa

As eleições dos CRCs aconteceram na última segunda, dia 13 de novembro em todo Brasil. Profissionais da contabilidade com registro nos CRCs deveriam ter dado o seu voto, mas nem todos votaram.

Os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) deveriam ter dado o seu voto nas eleições que aconteceram esse mês em todo Brasil, os profissionais que não justificarem a sua ausência serão punidos.

Os profissionais de contabilidade têm um prazo de 30 dias para apresentar suas justificativas, a partir desta terça-feira, dia 14. Quem não o fizer, receberá multa. Afinal, a votação é obrigatória.

Leia também: Eleições Dos CRCs: Não Participei Da Votação, E Agora?

Das eleições

As eleições dos Conselhos Regionais de Contabilidade aconteceram no dia 13 de novembro. As eleições nos CRCs de 2023 tiveram início às 8h (oito horas) do dia 13 de novembro e terminaram às 20 horas.

A votação é obrigatória para os profissionais de contabilidade com registro nos CRCs de todo Brasil. 

As eleições aconteceram digitalmente no endereço que foi disponibilizado para os profissionais, o acesso para votação foi por meio de uma carta-senha que foi enviada para os emails dos profissionais.

A obrigatoriedade

Segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) não participar das eleições pode ocasionar multa para os profissionais ausentes.

Se um profissional registrado em um dos CRCs não participou da eleição, ele poderá receber uma multa eleitoral. Segundo a Resolução CFC nº 1604/2020, o voto é secreto e obrigatório.

Dessa forma, aqueles que não votaram, e não apresentarem uma boa justificativa, terão multas em valor correspondente a 20% da anuidade do técnico em contabilidade. Determinação prevista na Resolução CFC nº 1.689, de 16 de maio de 2023.

Leia também: CFC: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre As Eleições Dos CRCs 2023

Justificativa

Mas não é o fim do mundo, pelo menos por enquanto, ainda existe uma solução para os profissionais que não votaram nas eleições dos CRCs em 2023, a justificativa. Isso mesmo, quem não votou nas eleições dos CRCs esse ano ainda pode justificar sua ausência e evitar a multa. Para acessar o sistema de votação e enviar a sua justificativa, clique aqui.

Assim, a justificativa é a única maneira de evitar a multa, o prazo para a transmissão da justificativa é até o dia 13 de dezembro de 2023. A justificativa deve se encaminhar por meio da página oficial das eleições dos CRCs.

Os eleitores que possuíam 70 anos de idade ou mais na data da eleição  ou aqueles que estiverem em débito com o Conselho Regional estão dispensados de apresentar a justificativa.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

5 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

5 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

6 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago