News Yahoo

Eleições CRCs: Quem não votou precisa enviar justificativa

As eleições dos CRCs aconteceram nos dias 23 e 24 desse mês (novembro) em todo Brasil. Profissionais da contabilidade com registro nos CRCs deveriam ter dado o seu voto, mas nem todos votaram.

Os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) deveriam ter dado o seu voto nas eleições que aconteceram esse mês em todo Brasil, os profissionais que não justificarem a sua ausência serão punidos.

Os profissionais de contabilidade que não justificarem motivo da ausência do seu voto até o dia 24 de dezembro deste ano (2021) serão multados. Afinal, a votação é obrigatória.

As eleições

As eleições dos Conselhos Regionais de Contabilidade aconteceram nos dias 23 e 24 de novembro. As eleições nos CRCs de 2021 tiveram início às 8h (oito horas) do dia 23 de novembro e terminaram no dia  24 de novembro às 18 horas.

A votação é obrigatória para os profissionais de contabilidade registrados nos CRCs de todo Brasil. 

As eleições aconteceram digitalmente no endereço que foi disponibilizado para os profissionais, o acesso para votação foi por meio de uma carta-senha que foi enviada para os emails dos profissionais.

A obrigatoriedade

Segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) não participar das eleições pode ocasionar multa para os profissionais ausentes.

Se um profissional registrado em um dos CRCs não participou da eleição, ele poderá receber uma multa eleitoral. Segundo a Resolução CFC nº 1604/2020, o voto é secreto e obrigatório.

Aqueles que não votaram, e não apresentarem causa justificada, serão multados em valor correspondente a 20% da anuidade do técnico em contabilidade. Determinação prevista na Resolução CFC nº 1.571/2019, de 16 de maio de 2019.

Justificativa

Mas não é o fim do mundo, pelo menos por enquanto, ainda existe uma solução para os profissionais que não votaram nas eleições dos CRCs em 2021, a justificativa. Isso mesmo, quem não votou nas eleições dos CRCs esse ano ainda pode jutificar sua ausência e evitar a multa.

A justificativa é a única maneira de evitar a multa, o prazo para a transmissão da justificativa é até o dia 24 de dezembro de 2021. A justificativa deve ser encaminhada por meio da página oficial das eleições dos CRCs, acesse a página clicando aqui.

Os eleitores que possuíam 70 anos de idade ou mais nas datas da eleição  (23 e 24 de novembro de 2021)  ou aqueles que estiverem em débito com o Conselho Regional estão dispensados de apresentar a justificativa.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

2 horas ago

Faltar no trabalho para pular Carnaval é motivo de demissão por justa causa?

Os foliões estão ansiosos com a chegada do Carnaval 2025. As festas relacionadas à data…

2 horas ago

Imposto de Renda 2025: Cuidados Essenciais para Contadores na Era da IA

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um rito anual que exige atenção redobrada,…

2 horas ago

Como fica o funcionamento de bancos, correios e INSS durante o Carnaval?

Nesta semana o Brasil celebra o início oficial do Carnaval 2025, com a folia tomando…

2 horas ago

IR 2025: Não Deixe Seus Dependentes te Levar para a Malha Fina

Com a proximidade do prazo para a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes se…

3 horas ago

Os desafios da implementação do IVA no Brasil

O Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), recentemente aprovado na reforma tributária, levanta diversas questões sobre…

3 horas ago