Chamadas

Eleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda-feira para justificar

Caso você não tenha comparecido às urnas no dia 30 de outubro, quando ocorreu o segundo turno das eleições gerais, têm até esta segunda-feira (9) para justificar a ausência. Quem não se justificar poderá ficar com sua situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

Quando você justifica sua ausência corre o risco de ficar sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.

Para que esteja numa situação tranquila com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições ou ter justificado suas ausências. O cidadão também poderá ser penalizado caso tenha sido chamado para trabalhar como mesário e não tenha comparecido.

Leia Também: Governo voltará a pagar o Auxílio Gás em fevereiro. Confira as datas

Neste caso, para você regularizar sua situação, será preciso por exemplo, ter que pagar multas.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições do ano passado, quem não votou teve até 1º de dezembro para justificar a ausência.

Como posso justificar minha ausência às urnas?

É possível justificar por meio do aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um.

Quem não compareceu para votar no dia 30 de outubro de 2022, quando ocorreu o segundo, tem até esta segunda-feira, dia 9 de janeiro, para justificar sua ausência.

Leia Também: Aposentadorias do INSS terão aumento após reajuste do salário mínimo

Você deverá preencher dados e dar o motivo pelo qual tenha faltado à votação. É bom você anexe documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.

Segundo levantamento do TSE, mais de 32,1 milhões de brasileiros aptos a votar não compareceram às urnas no país no dia 30 de outubro. O índice de abstenção foi de 20,58% no segundo turno das eleições.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

9 minutos ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 minutos ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

51 minutos ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

54 minutos ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

56 minutos ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

1 hora ago