O eleitor que por algum motivo não pôde comparecer às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições, tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência. O procedimento é para que você não fique em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.
Leia Também: INSS: veja quem tem direito ao adicional de 25%
Quando o cidadão não vota e nem justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode também não conseguir emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Lembrando que o voto no país é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.
Para você não ter nenhum tipo de problemas com a Justiça Eleitoral, é preciso ter votado em todas as eleições ou ter justificado todas as ausências.
Também aqueles que são chamados para trabalhar em período eleitoral como mesário, devem atender o chamado da Justiça Eleitoral. Quem não compareceu, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.
Mas fique atento, cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Sendo assim, caso você não tenha votado no primeiro turno das eleições de 2022, deveria ter justificado a sua ausência no dia 1º de dezembro de 2022.
Para justificar sua ausência às urnas, você pode fazer das seguintes formas:
Lembrando que agora você só pode justificar sua ausência no segundo turno das eleições do ano passado, isso porque cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral.
Leia Também: PEPC: Não perca o prazo para validação do relatório de atividades
Caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um.
Fique atento, você tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar sua ausência no segundo turno das eleições de 2022.
Quando você for fazer a justificação, deverá preencher os dados e dar o motivo para ter faltado à votação. Neste caso, é necessário anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…
A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…
O sucesso não acontece por acaso. Mas você já se perguntou o que as pessoas…