Chamadas

Eletrobras: você vai poder comprar ações usando o FGTS

A Eletrobras está em processo de privatização, depois que o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou na quarta-feira (18) a desestatatização da holding do setor elétrico. O que possibilita o cidadão comprar ações da empresa. Sendo possível usar 50% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Caixa Econômica Federal definiu em março deste ano, as regras de utilização dos recursos do FGTS em privatizações autorizadas pelo Programa Nacional de Desestatização (PND). Após a autorização da privatização da Eletrobras, o próximo passo do governo é também privatizar os Correios ainda em 2022.

Os recursos do FGTS estão na casa de R$ 6 bilhões para ser usados na compra de ações da Elatrobrás, conforme informou a equipe econômica do governo.

Se você estiver trabalhando com carteira assinada e com saldo no FGTS e estiver pensando em investir nas ações, pode obter informações acessando o aplicativo FGTS ou ir a uma agência da Caixa. Segundo o banco, a compra será feita por meio do Fundos Mútuos de Privatização, que o governo já usou na venda de ações de outras estatais.

Neste caso, se você desejar investir, poderá escolher uma administradora no próprio aplicativo da Caixa. Você poderá aplicar a partir de R$ 200, para isso você deverá ter saldo suficiente no FGTS. Para um valor maior, você poderá usar 50% do saldo do Fundo de Garantia. 

No entanto, se você desejar vender as ações, terá que esperar 12 meses contados a partir da data de aplicação. Segundo a Caixa, ao vender as ações, os recursos voltam para a conta do Fundo de Garantia.

Por meio do aplicativo FGTS, será possível consultar o saldo disponível para aplicação no fundo mútuo. Também será possível solicitar o débito de parte do saldo da conta do FGTS na aplicação.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

6 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

7 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

13 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

13 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

13 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

13 horas ago