Negócios

Fique atento às doenças mais frequentes em escritórios para evitar afastamentos e ações trabalhistas

O trabalho é de suma importância na vida das pessoas, tanto na manutenção financeira quanto na dignificação do cotidiano, e traz uma série de benefícios e conquistas, independentemente da área de atuação. Contudo, trabalhar também pode ocasionar problemas de saúde, seja no aspecto físico ou mental. 

Duas definições descrevem as doenças relacionadas ao trabalho. A doença ocupacional é aquela diretamente ligada às atividades profissionais exercidas e suas peculiaridades, enquanto que a doença do trabalho trata-se das condições do ambiente, de acordo com a Lei 8.213/1991. A principal diferença está na fonte das enfermidades. 

Nos últimos anos, as doenças ocupacionais – prioridade do setor de Recursos Humanos das empresas – tiveram um crescimento de 8,2% em ações trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) entre 2020 e 2021. Dados mostram que os gastos com doenças e acidentes de trabalho no Brasil chegaram a R$ 100 bilhões desde 2012. 

Além disso, no mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos, e o Brasil é o 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Mesmo que trabalhar seja um prazer para muitas pessoas que adoram o que fazem, passar oito horas ou mais sentado em uma cadeira de escritório, durante cinco dias da semana, não faz nada bem para o corpo e a mente humana. Há diversos riscos para a integridade física e psicológica dos funcionários nesse tipo de ambiente. 

Os principais problemas de trabalhar em escritórios se resumem ao fato de que os profissionais passam a maior parte do tempo sentados, quase sempre em posições desconfortáveis, costumam se alimentar mal e digitam no computador por horas seguidas, podendo causar níveis de colesterol anormais, pressão alta e maior risco de complicações cardiovasculares, além de algumas doenças características desses lugares.

Leia também: Quais As Principais Doenças Ocupacionais E Como Prevenir?

Gastrite

O estresse e a pressão do dia a dia, combinados com o hábito de tomar muito café, fumar e se alimentar inadequadamente, podem levar as pessoas que trabalham em ambientes coletivos e fechados a desenvolverem gastrite, uma inflamação da mucosa do estômago que pode gerar dor, queimação, inchaço e indigestão, sintomas que atrapalham a qualidade de vida.

Leia também: Veja Quais Doenças Da Coluna Dão Direito A Aposentadoria Por Invalidez

Dor nas costas

A posição de ficar sentado em frente ao computador, com a cabeça projetada para frente e o pescoço e a parte de cima das costas curvados, é prejudicial para a saúde. Essa postura incorreta, comumente, provoca cervicalgia e lombalgia, que são dores nas colunas cervical e lombar. Contraturas musculares e inflamações, incluindo a do nervo ciático, também decorrem dessa postura, que faz discos vertebrais comprimirem terminações nervosas.

Lesão por Esforços Repetitivos

A Lesão por Esforços Repetitivos (LER) é um conjunto de doenças nos membros superiores do corpo que causam dor e redução de mobilidade. Esses problemas vêm de movimentos repetitivos, como a digitação contínua, que comprometem músculos, tendões, ligamentos e nervos, sobretudo na região do pescoço e dos braços. 

É uma das causas mais frequentes de afastamento, conforme o Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Alergias respiratórias

Em geral, nos escritórios, o local de trabalho é fechado, com pouca ventilação e ar-condicionado, sendo propício para piorar quadros de asma, rinite, sinusite e bronquite, entre outras alergias. Isso sem contar que gripes e infecções virais são transmitidas mais facilmente para os colegas. Nesse caso, verificar onde comprar purificador de ar é útil.

Leia também: Como O RH Pode Apoiar A Saúde Mental Do Time E Evitar O Burnout

Transtornos mentais

Ansiedade, depressão, síndrome do pânico e síndrome de burnout (do esgotamento) são doenças que podem aparecer a partir do ambiente de trabalho. As principais situações que podem despertar esses transtornos são o cansaço excessivo, jornadas exaustivas, cobranças desproporcionais e assédio verbal ou moral.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

15 horas ago