Chamadas

Em qual lote vou receber a minha restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal abrirá nesta quarta, dia 24, a consulta ao 1° lote de restituição do IR 2023. Todavia, o depósito só ocorre no dia 31. Nesta data também encerra-se o prazo de entrega das declarações. Contudo, como saber se o seu nome está neste primeiro lote? 

 Entenda que a Receita dividiu as restituições em cinco lotes, assim como ocorreu em 2022. Vamos explicar como é a ordem para a devolução do dinheiro de quem tem direito.

Acompanhe a seguir. 

Leia também: Quais Tipos De Rendimentos São Tributáveis Na Declaração De IR?

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda 2023 é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Por isso, se na entrega da declaração indicar uma diferença positiva, significa que o contribuinte deve pagar o restante do tributo. 

Se for negativa, há saldo a receber, ou seja, o contribuinte receberá a quantia na conta corrente ou poupança especificada.

Quando há valores a pagar, a quitação é à vista ou de em parcelas, com cadastro de débito automático na conta corrente do contribuinte. Se houver quantia a receber, o montante é depositado pela Receita Federal na conta bancária de cada contribuinte.

O pagamento ocorre em cinco lotes. O primeiro será em algumas semanas: dia 31 de maio. Segue até setembro. A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir via Pix. Também está  disponível a declaração pré-preenchida que não necessita fazer download. Quem optar por um desses ou ambos tem prioridade em receber.

Imagem por @feelgood18 / freepik

Quando vou receber a minha restituição?

Para você ter conhecimento do lote da sua restituição é preciso atentar para a data de entrega da sua declaração. Dessa forma, quanto antes o envio, mais cedo será a devolução.

Veja bem, os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 10 de maio têm prioridade e vão poder receber a restituição já no primeiro lote (31 de maio).

Os demais contribuintes que não entregaram até o dia 10 são inclusos nos lotes seguintes, de acordo com a data em que entregaram a declaração.

Todavia, além da data de entrega, a Receita Federal estabelece alguns critérios. Têm prioridade os idosos acima de 60 anos, cidadãos com deficiência física, mental ou doença grave,  cidadãos cuja fonte de renda seja o magistério e quem optou por restituição via Pix e fez a declaração pré-preenchida.

Leia também: Confira O Que Pode Ser Deduzido Do Imposto De Renda 2023

Quais as datas da liberação dos lotes?

O primeiro lote de restituição será em 31 de maio. Veja as demais datas de restituição do imposto.

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.
Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

13 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

23 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

15 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago