News Yahoo

Empreendedorismo: Descubra como obter sucesso a longo prazo

1- Nos conte um pouco sobre o escritório de vocês. Como surgiu a ideia de apostar no empreendedorismo?

Chegamos aos 15 anos consolidados e reconhecidos na área tributária, societária, contratos e proteção de dados, esta última foi implantada há quase dois anos. Logo nos primeiros anos do escritório a área tributária passou ser a mais forte, e, partir dela e pela demanda dos clientes, outras áreas foram sendo implantadas. Nosso escritório sempre se posicionou muito próximo dos clientes, trabalhando em conjunto e buscando entender as dores e complicações, sabíamos e sentíamos que além da demanda jurídica, podíamos entregar muito mais. Outro ponto importante é que o que muito se fala hoje em dia sobre inovação, sempre foi algo perseguido por nós, sempre acreditamos que com a tecnologia o advogado poderia se livrar das burocracias etornar-se cada vez mais advogado. As vezes me questionam, se o mercado jurídico será reduzido a 2% com tecnologia (notícias catastróficas que não acredito) minha resposta é simples, estarei nos 2%.

Na verdade não foi uma ideia empreender, a intenção era atuar em um escritório consolidado, mas como acontece como a grande maioria dos empreendedores, nasceu da necessidade, assim que me formei e tirei a OAB não havia vaga de advogado no escritório que eu estagiava na época, o que fez com que no dia seguinte eu buscasse trabalho e não emprego, não tinha tempo e precisa gerar receita logo.

A profissão de advogado tem essa vantagem, somos profissionais liberais e basta vontade e dedicação e no dia seguinte você simplesmente está trabalhando.

Talvez uma diferença que eu tinha é que mesmo na época de estagiário eu já me comportava como advogado e empreendedor, capitando clientes para o escritório que estagiava e sempre me relacionei neste sentido, o que fez com que logo eu tivesse alguns trabalhos para executar, como algumas audiências e cobranças condominiais.

2- Em quais áreas vocês atuam?

Tributário, Societário, Contratos e Proteção de Dados.

– Sob quais pilares você avalia que a iniciativa empreendedora de vocês se consolidou?

Sermos resolutivos e assertivos, a burocracia na área é imensa e sempre buscamos desburocratizar para facilitar a vida dos clientes;

Disponibilidade absoluta para os clientes, sempre nos posicionamos como um ponto de apoio, nunca admitimos manter a distância e nos colocarmos acima, a estrela é o cliente;

Entendimento do negócio do cliente e suas dores;

Compreender que nossa obrigação é ser altamente técnicos e eficientes e isso não é um diferencial, nosso diferencial deveria estar no atendimento e na compreensão do negócio do cliente, isso faria com que realmente tivessem um valor diferenciado na relação.

3- Qual o maior desafio de empreender a longo prazo?

Sem dúvidas, a paciência e perseverança.

Muitos negócios não sobrevivem pela falta de paciência ou impossibilidade de aguardar as coisas acontecerem. Parte das pessoas querem o resultado para o dia seguinte e isso nunca irá acontecer, seja na advocacia ou em qualquer negócio. Sempre falo que só existem duas coisas instantâneas na vida, o café solúvel e a loteria, todo o resto se conquista com muito trabalho.

4- Qual a sensação de ter um modelo de negócio consolidado em um mercado no qual, a maioria dos negócios, acabam fechando as portas nos primeiros dois anos?

Confesso que me sinto grato a cada dia que acordo para ir trabalhar e a cada dia que volto para casa, isso significa que vencemos mais um dia.

As coisas não foram nada fáceis para o Molina Advogados, demoramos bastante tempo para termos fôlego, o que aconteceu muito tempo após a fundação, mas acho que o segredo foi simples, focar no negócio e reinvestir absolutamente tudo. Nosso mantra sempre foi, o negócio tem que ser bem sucedido e não os sócios, isso fez com que pudéssemos avançar, nos consolidarmos e nos tornarmos competitivos.

5- Quais os planos para os próximos 15 anos?

Expandir nossa operação sem perder nossos valores e cultura.

– Se você pudesse oferecer três dicas para quem esta pensando em empreender, elas seriam quais?

  • Se dedique sempre como se fosse o seu último dia;
  • Tenha paciência e não se admita desistir;
  • Nunca coloque dinheiro em primeiro lugar, coloque o propósito e o dinheiro virá como consequência;
  • Seja humilde e nunca a perca-a, independente do momento que esteja.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago