Muitas mães encontram dificuldades em abrir um negócio, seja pela falta de experiência ou de tempo. Ao empreender por conta própria, essas mulheres enfrentam diversos desafios e ainda podem se ver obrigadas a diminuir significativamente o tempo que têm com suas famílias.
Em uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME), mostrou que dentre 1.376 mulheres empreendedoras no Brasil, cerca de 55% têm filhos, 44% são chefes de família e cerca de 75% delas decidiram ter o próprio negócio depois de se tornarem mães.
Como conciliar a maternidade com o empreendedorismo? Qual o segredo para ser uma mãe empreendedora? Saiba neste artigo como fazer isso sem culpa!
Leia também: Procuradorias da Mulher são essenciais no enfrentamento à violência, aponta debate
Escolher o caminho do empreendedorismo acaba se tornando uma solução frente aos diversos problemas que as mães enfrentam no mercado de trabalho tradicional. No entanto, engana-se quem pensa que montar um negócio do zero as isenta desses e de outros desafios.
As mulheres precisam equilibrar as demandas da maternidade com o compromisso de administrar e desenvolver seus próprios negócios — um acúmulo de funções que por vezes pode desmotivar, mas, com uma boa gestão, pode trazer bons frutos.
A primeira das cinco dicas de ideias de negócios para mães empreendedoras é abrir um e-commerce. Um dos primeiros passos nesse campo é pensar em um nicho de mercado que pretenda vender produtos.
É preciso definir também a estratégia de vendas, que pode ser, por exemplo, por meio de redes sociais e site. Essa alternativa é excelente para quem quer trabalhar sem sair de casa.
Outra ideia para mães empreendedoras é montar um delivery em casa. Aquelas que possuem talento no ramo da Gastronomia podem montar um cardápio e fazer entregas por meio de serviços de aplicativos de delivery, entre os conhecidos estão: Uber Eats, 99 Food, Ifood e Rappi.
Bijuterias também é uma opção de negócio para empreender. O indicado é estudar o público-alvo, listar os fornecedores e também definir canais de vendas. Esse ramo é considerado competitivo, por isso é indispensável que as mães tenham um diferencial para conquistar os clientes.
Muitas mulheres desejam se sentir confortáveis, elegantes e confiantes enquanto estão grávidas e depois, quando cuidam de suas famílias, e oferecer uma variedade de roupas e acessórios que atendam a essas necessidades pode ser altamente lucrativo.
Essa é uma ideia que pode trazer bons lucros e possibilidade de ganhar dinheiro em todas as épocas do ano. As mães podem comercializar por meio de loja online ou física, revendendo produtos ou até mesmo criando as próprias peças.
Artesanato para venda é uma excelente ideia de negócio para mães empreendedoras, pois combina criatividade, paixão e flexibilidade. Muitas mulheres têm habilidades artísticas e talento para criar itens únicos, como joias, roupas, artes e produtos personalizados.
Essa área permite que elas transformem sua criatividade em uma fonte de renda, ao mesmo tempo em que têm controle sobre seu tempo e agenda. Para lucrar nesse ramo, é preciso calcular o preço do artesanato corretamente, criar embalagens atrativas e divulgar o negócio nas redes sociais.
Leia também: Mulheres empreendedoras
Tornar-se uma mãe empreendedora requer planejamento, determinação e paixão pelo que você faz. Lembre-se de que essa jornada requer paciência e compromisso — seu e das pessoas que estão à sua volta, te ajudando a percorrer esse caminho.
Com planejamento adequado e comprometimento, você pode se tornar uma mãe empreendedora de sucesso e aproveitar os benefícios do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Procure a ajuda de um profissional contábil que pode te ajudar neste momento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…