Imagem Por ImageFlow / freepik
Trinta e dois por cento dos entrevistados disseram já ter pensado no trabalho antes de atingir maioridade; para o empresário Gérlio Figueiredo, ter foco é mais importante do que experiência
A cada dia mais pessoas estão entrando no mercado de trabalho informal. O empreendedorismo abriu portas para pessoas interessadas em dar novo rumo à carreira e a fazer dos desafios uma possibilidade de negócio. Diante da nova realidade, surge a dúvida: existe idade certa para começar a empreender?
Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que não.
No estudo feito com 2.132 empresários, 32% disseram que já planejavam trabalhar com o que trabalham atualmente antes dos 18 anos de idade. E o percentual disparou para 80% quando a idade foi ampliada para 24 anos.
O empresário do ramo de transportes e de eventos, Gérlio Figueiredo, é um exemplo de que não há idade para empreender. Aos 23 anos, abriu sua primeira empresa e hoje, aos 32, garante: é questão de maturidade.
“Você pode ter 18, 30 ou 50 anos, se não tiver maturidade para os negócios, nunca será a hora a certa. Empreender exige empenho, foco e determinação”, comenta.
O empresário separou algumas dicas para os jovens empreendedores que estão planejando entrar no mercado de trabalho.
“Tenha conhecimento sobre seu campo de atuação. Faça cursos que agreguem à sua formação e nunca deixe de pesquisar.”
“No começo as coisas podem parecer um pouco mais complicadas, por isso, não tenha medo de pedir ajuda. Conte com quem já tem experiência.”
“Jovens lidam melhor com a tecnologia e estão por dentro de tudo que está acontecendo no mundo. Por isso, use as ferramentas disponíveis: internet, rede social, site segmentados, etc.”
Por Gérlio Soares Figueiredo é o retrato da cena cultural baiana.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…