Imagem por @tongstocker1987 / freepik
O eSocial surgiu para simplificar a vida dos empregadores, diversas obrigações são feitas por meio deste sistema. No dia 10 de janeiro o eSocial doméstico foi atualizado, agora a CAT deve ser feita pelo sistema.
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), deve ser emitida pelo eSocial Doméstico desde do dia 10 de janeiro de 2022.
A emissão da CAT é obrigatória para todos os acidentes e doenças do trabalho que ocorram com os empregados domésticos.
Acompanhe os próximos tópicos e entenda melhor sobre essa nova ferramenta do eSocial Doméstico.
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer um acidente de trabalho ou de trajeto, e uma doença ocupacional.
Este documento visa comunicar à Previdência Social sobre o ocorrido, para que o trabalhador e seus familiares tenham assegurados todos os seus direitos.
Veja abaixo a definição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os casos onde o CAT deve ser feito:
A CAT deve ser transmitida sempre que ocorrer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, agora essa comunicação será feita pelo eSocial.
Desde segunda-feira (10) a CAT do empregado doméstico deve ser emitida através de uma nova funcionalidade do eSocial doméstico, entenda melhor sobre essa ferramenta.
Para realizar a comunicação, o empregador deverá acessar a ferramenta, que está localizada na tela de Gestão dos Empregados, e realizar os seguintes passos:
O empregador tem que informar o afastamento do funcionário, quando houver.
O prazo para o empregador registrar a CAT é até o primeiro dia útil subsequente ao dia da ocorrência, em caso de morte, de imediato.
O eSocial Doméstico tem o objetivo de tornar mais simples a vida do empregador doméstico, com essa nova ferramenta o empregador não terá que acessar outro sistema para realizar a CAT.
A simplificação das obrigações do empregador doméstico com seu funcionário tem se tornado realidade, agora mais uma obrigação será feita pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Tributárias, o eSocial.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…