Chamadas

Empregador tem até segunda-feira para pagar a 1ª parcela do 13° salário

Já estamos no final do ano e na época em que os trabalhadores ficam ansiosos para receberem as parcelas do 13° salário. Este ano então, o desejo é maior por causa dos efeitos da pandemia que criou uma crise econômica.

Muitos trabalhadores desconhecem o tempo correto para receber o o 13° salário, também conhecido como abono natalino.

Vamos ajudar você a saber a data certinha da liberação do 13° salário e como você poderá calcular o benefício para que não se surpreenda de maneira negativa na hora de receber o valor.

Quando recebo o 13º salário?

O pagamento do 13° salário deverá ser pago em duas parcelas, sendo a primeira paga à partir de 1° de fevereiro até o dia 30 de novembro, no entanto, existe uma exceção para aqueles trabalhadores que solicitarem em janeiro ao empregador, receber juntamente com as férias, gozadas de fevereiro a novembro.

No que diz respeito a segunda parcela, ela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. Sendo possivel ao empregador antecipar o pagamento caso a empresa tenha dinheiro em caixa.

Mas, o habitual é realizar o pagamento da primeira parcela do 13° salário no dia 30 de novembro e a segunda parcela no dia 20 de dezembro.

Porém, o empregador que queira pagar de forma integral terá que fazê-lo até 30 de novembro como um adiantamento, mas considerando em seu cálculo as deduções dos encargos incidentes.

Quanto é pago em cada parcela?

o 13º salário é pago em duas parcelas de 50% cada uma. Entretanto, a primeira parcela o trabalhador receberá sem qualquer tipo de desconto, logo, é nela o valor maior a receber.

Já na segunda parcela o valor à receber será menor, isso porque, na segunda parcela haverá os descontos vinculados aos encargos legais (INSS e IRRF).

Quanto vou receber?

Para saber quanto você terá direito a receber o primeiro passo é estar ciente que o pagamento do 13º salário é proporcional ao tempo trabalhado durante o ano.

Em primeiro lugar, você irá dividir o valor do seu salário pelo número de meses ao qual trabalhou (12 meses do ano).

Em seguida multiplique o resultado pelo número de meses ao qual você trabalhou no ano
Depois, calcule 50% desse valor para chegar ao valor da 1ª e da 2ª parcela, contudo vale lembrar que na segunda parcela haverá os descontos.

1ª parcela

A primeira parcela é chamada de adiantamento que corresponde à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento. Sabendo que nela não haverá descontos.

Caso você recebeu R$ 2.000 em setembro, em outubro receberá R$ 1.000 apenas referente ao 13° salário, fora o seu salário normal.

2ª parcela

A segunda parcela, por sua vez, equivale ao salário bruto do mês de dezembro. Somam-se os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda.

13º proporcional

Agora, se você entrou no mesmo ano em que o décimo terceiro será pago (em fevereiro de 2020 e receberá em novembro), você fará o cálculo proporcional.

Se você entrou no mesmo ano em que o décimo terceiro será pago (entrou em fevereiro de 2020 e receberá em novembro por exemplo), deverá fazer o cálculo proporcional.

Que será assim:

divida o salário bruto por 12;
multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados;
substitua do resultado o adiantamento e descontos do INSS e Imposto de Renda.

Demais rendimentos

Os demais rendimentos do trabalhador como adicional noturno, horas extras e comissões também são somados ao valor do salário utilizado como base para cálculo do 13 salário.

Horas extras

O calculo deverá somar todas as horas extras feitas até outubro e dividir por 12. Multiplique o valor encontrado pelo custo da hora extra e some ao salário bruto, que será usado para o cálculo da primeira parcela do 13º salário.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

7 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

14 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

14 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago