Chamadas

Empregadores domésticos podem realizar pagamento DAE por meio do Pix

Os empregadores domésticos agora podem usar o Pix, uma solução de pagamento instantânea criada pelo Banco Central, para pagar o  Guia do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE).

A guia pode ser paga em qualquer banco autorizado pela Pix em qualquer dia da semana e a qualquer hora.

“O pagamento será identificado no mesmo dia no eSocial e sistemas que fazem o controle da arrecadação federal.

Trata-se de uma grande evolução na gestão da folha de pagamento dos empregados domésticos, uma vez que, até então, o pagamento do DAE somente poderia ser efetuado em dias úteis”, destacou a gerente de negócio da Divisão de Soluções de Arrecadação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Franciana Soares Barbosa Duarte.

Emissão do DAE

Para realizar o pagamento com o Pix, o DAE precisa ser emitido pelo empregador doméstico acessando direto no sistema ou pelo aplicativo do eSocial disponível na App Store e Google Play

Designed by @pressfoto / freepik

Quando realizada a emissão do documento, será gerado automaticamente um QR Code na guia de pagamento.

Através do QR Code, o empregador pode efetuar o pagamento pelo Pix, não sendo necessária nenhuma outra ação adicional por parte do usuário.

A importância do guia DAE do eSocial

Quando o empregador não faz o pagamento da DAE ele descumpre a legislação, pois realizar a emissão e o pagamento deste documento é obrigatório, é importante saber que os comprovante também servem como prova do recolhimento dos tributos incluídos no eSocial, o que pode ser necessário após a demissão do funcionário.

Alguns erros podem ocorrer no sistema, o que leva a não contabilização correta de todos os pagamentos já realizados, desta maneira, por exemplo, o trabalhador pode ser pego de surpresa com a informação que pagamentos não foram realizados, quando vão realizar o saque do FGTS ou até mesmo solicitar algum benefício do INSS.   

Fica mais simples a comprovação dos recolhimentos possuindo as guias do eSocial e os comprovantes do pagamento, o que garante os direitos do empregado doméstico  e evita reclamações trabalhistas feitas pelo colaborador com a suposta falta de recolhimento.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Wesley Carrijo

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

30 minutos ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

1 hora ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

5 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

5 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

8 horas ago