O atestado médico é o principal documento comprobatório da ausência do trabalhador por um determinado período de tempo devido a problemas de saúde.
Por ser um documento tão importante, é mais que comum ocorrerem dúvidas com relação à entrega do documento pelo funcionário da empresa.
Será que a empresa pode se recusar a aceitar o atestado médico, ou a empresa é obrigada a aceitar o documento? Vamos entender essas e outras dúvidas agora!
A empresa pode recusar o atestado médico?
Segundo dados do Ministério do Trabalho, as empresas não podem recusar o atestado médico apresentado pelo trabalhador.
Caso essa situação ocorra com o empregado, o mesmo poderá recorrer ao Sindicato, ao Ministério do Trabalho e à Justiça do Trabalho.
Outra questão importante é que a legislação atual não fixa prazo para apresentação do atestado, contudo, a empresa pode estabelecer um período em regulamento interno.
Além disso, não existe limite para apresentação de atestado por ano, assim como atestados de comparecimento a consultas não devem ser recusados.
Nem todo atestado será aceito
Uma questão importante que precisa ser esclarecida, é que nem todo atestado poderá ser aceito pela empresa. Isso porque, conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.658/02, para o atestado médico ser válido, o mesmo deverá conter as seguintes informações:
- O tempo total concedido para recuperação do trabalhador;
- O diagnóstico da doença ou CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), porém, apenas quando expressamente autorizado pelo paciente;
- A identificação do médico que emitiu o atestado, mediante sua assinatura e carimbo, ou número de registro no Conselho Regional de Medicina.
Por fim, vale lembrar que caso seja apresentado um atestado médico falso, o mesmo poderá implicar na demissão por justa causa do trabalhador, assim como inquéritos criminais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp