Carreira

Empresários enfrentam dificuldades globais com a Geração Z no ambiente de trabalho

Construir um time engajado com a Geração Z começa com processos claros, tecnologia integrada e um ambiente que valoriza cada pessoa. Como afirma Ravell Nava: ‘O segredo do sucesso de uma empresa está nas pessoas e no investimento em sua educação e crescimento’.

O empresário Ravell Nava, cofundador da BRL Educação, vem abordando um tema que tem ganhado destaque em diversos países: a dificuldade que empresários enfrentam ao lidar com a Geração Z no ambiente de trabalho. Essa geração, nascida entre meados dos anos 90 e 2010, já representa 32% da população global e, segundo estimativas, até 2025, será responsável por 27% da força de trabalho mundial. No entanto, uma série de estudos revela que os jovens estão tendo dificuldades para se adaptar às expectativas de seus empregadores.

Fora do Brasil

Nos EUA, um relatório recente aponta que 60% dos empregadores já demitiram profissionais da Geração Z poucos meses após a contratação. A situação não se limita à América: na União Europeia, 58% das empresas relatam desafios em integrar jovens profissionais aos seus times. No Reino Unido, 1 em cada 5 gestores afirma estar relutante em contratar novos funcionários dessa geração, enquanto no Japão, 65% das empresas mencionam que a falta de comprometimento e paciência dos jovens afeta a produtividade. Esses números refletem uma preocupação global com o futuro do mercado de trabalho.

“No Brasil, a situação não é muito diferente. Empresários relatam dificuldades em reter talentos da Geração Z, principalmente devido ao desalinhamento entre o que os jovens esperam das empresas e o que elas podem oferecer”, explica Ravell Nava. Segundo ele, para superar esses obstáculos, é fundamental focar em três pilares: pessoas, processos e tecnologia.“O segredo para construir uma empresa de sucesso começa com as pessoas. Cada membro da equipe é uma peça essencial para o CNPJ, mas para que o time cresça e a empresa evolua, é necessário ter processos documentados e tecnologia integrada”, afirma Nava. Ele destaca que a falta de estrutura clara impede o crescimento das empresas e gera desgastes para os próprios empresários. “Se não há processos bem desenhados, o empresário acaba sendo o melhor funcionário, mas o mais mal remunerado e o único que não tira férias”, complementa.

Além disso, Nava aponta a tecnologia como essencial para lidar com o custo operacional e a escalabilidade do negócio, fatores críticos no cenário global competitivo. Em países como os EUA e o Reino Unido, 72% das empresas que adotaram tecnologias de automação e CRM conseguiram melhorar a eficiência de seus processos de contratação e retenção de talentos, segundo estudos recentes. No Japão, 63% das empresas que investiram em tecnologia reduziram seus custos operacionais em até 15%.

“Se você não tem tecnologia no seu negócio, seu custo operacional dispara. A tecnologia permite que eu cuide, por exemplo, de 800 alunos mensais com eficiência. Isso inclui saber detalhes como quando é o aniversário de um cliente ou qual é o melhor momento para fazer uma oferta de upsell”, explica o consultor. Ele reforça que, sem esses pilares, as empresas acabam ficando para trás, especialmente em um ambiente global onde a competição é acirrada e o talento é um recurso valioso.

Para Ravell Nava, o segredo está na educação e na preparação do empresário. “A maioria das escolas de negócios fala o que fazer, mas não ensina como fazer. Na BRL, mostramos o caminho para que os empresários alcancem seus objetivos”, afirma.

A BRL Educação realizará o Infusão Day no próximo dia 21 de outubro, um evento voltado para empresários e líderes, com foco em estratégias de crescimento, atração de talentos da Geração Z e as melhores práticas para o desenvolvimento de times engajados.

Sobre a BRL Educação

A BRL Educação é uma instituição focada na formação e capacitação de empresários e gestores, oferecendo imersões e programas de formação que combinam aprendizado prático e networking intencional, como o Infusão 4.0, Infusão Vendas, Infusão Experience e o Programa de Desenvolvimento Empresarial do Iron Business. Fundada por líderes do empreendedorismo brasileiro, a BRL tem como missão desenvolver habilidades em gestão, processos e tecnologia, ajudando seus participantes a enfrentar desafios e impulsionar o crescimento de suas empresas, fortalecendo o ambiente de negócios no Brasil.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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