Categories: Destaques

Empresas São Alvos do Sefaz por falta de Transmissão da Escritura Fiscal Digital (EFD)

Três empresas de Catanduva são alvos da operação “Omissos” da Secretaria da Fazenda. A ação apura a falta de transmissão da Escritura Fiscal Digital (EFD). Em todo o Estado de São Paulo, 300 contribuintes são investigados.
Conforme aponta a Secretaria, 270 agentes fiscais de renda de 18 Delegacias Regionais Tributárias foram mobilizados para realizarem a verificação em empresas que estão localizadas em 75 municípios. Na Delegacia Regional de São José do Rio Preto, que engloba Catanduva são seis cidades analisadas e 12 empresas. Na de Campinas são 10 cidades e 31 contribuintes fiscalizados, Em Presidente Prudente são duas cidades e cinco empresas analisadas e em Jundiaí seis cidades e 15 contribuintes fiscalizados.
Os contribuintes, alvos da operação são de diversos setores, com movimento declarado nas Guias de Informação e Apuração do ICMS, mas que apresentaram omissão na Escritura. Nessa primeira fase da operação, as empresas devem receber uma advertência por não entregarem a escrituração. Elas terão um prazo para regularizarem a situação e estão sujeitas à uma auditoria da Secretaria.
A entrega é acompanhada pela Secretaria, que tem feito acionamentos de orientações aos contribuintes. O objetivo é o de reduzir a omissão da entrega da obrigação acessória. A entrega correta e regular do documento poderá render no futuro a dispensa da entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA).
Sobre a EFD
A Escrituração Fiscal Digital (EFD) é formada por um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, além de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Ela faz parte do projeto Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias.
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

18 minutos ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

29 minutos ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

2 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

4 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

5 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

5 horas ago