Fique Sabendo

Empréstimo INSS: Foi aprovado a redução do teto de juros consignado

Na segunda-feira (13), os aposentados e pensionistas tiveram grande novidade sobre a taxa de juro para crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, ontem (13), a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados.

Essa medida irá beneficiar diretamente aposentados e pensionistas do INSS, que poderão contratar empréstimos consignados com juros mais acessíveis. A seguir, saiba mais!

Leia também: Caixa E BB Também Suspendem Oferta De Consignado Do INSS E Desagrada Ministro

Valor da redução do teto de juros do consignado

Com 12 votos a favor e apenas 3 contra, o CNPS aprovou a redução dos juros do consignado do INSS, mudança significativa para os beneficiários.

Nas operações de empréstimo consignado, o teto de juros que era de 2,14% ao mês passará a ser de 1,70% a.m.

Já no cartão de crédito consignado, que tinha a taxa de juros máxima fixada em 3,06%, a redução foi de 0,44%, ficando com o novo teto de juros de 2,62%.

O Ministério da Previdência Social informou que as novas taxas entram em vigor após publicação no Diário Oficial da União (DOU), que deve ocorrer na quarta-feira (15).

Atenção: Até a publicação no Diário Oficial, as taxas anteriores ainda estão autorizadas para operações de crédito consignado em bancos e financeiras.

Leia também: Biometria Facial Será A Nova Forma De Solicitar Crédito Consignado Do INSS 

Justificativa para a redução do teto de juros

A redução do teto de juros para novos contratos é uma iniciativa do governo que visa beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS.

Com a medida, os beneficiários do INSS terão juros mais baixos nos créditos consignados, uma vez que eles são cobrados diretamente da fonte de pagamento.

Além disso, a medida pretende ajudar aqueles que já chegaram ao limite de utilização, que é de comprometimento de até 45% da renda, que corresponde à margem consignável.

Essa redução da taxa de juros é uma oportunidade para aqueles que possuem empréstimos em andamento, pois a partir disso, é possível solicitar a portabilidade do consignado.

A portabilidade do empréstimo consignado é a transferência da dívida de um banco para o outro, onde você pode reduzir sua taxa de juros.

Com a meutudo você faz sua portabilidade com taxas bastante atrativas, com toda segurança no processo, sem burocracia e sem sair de casa.

Saiba mais: Como simular portabilidade

Através do site ou aplicativo da meutudo você faz sua simulação e verifica suas oportunidades de receber um troco ou reduzir o valor de suas parcelas e liberar sua margem.

Na portabilidade com troco você recebe um dinheiro extra em sua conta, e na redução do valor das parcelas, você pode pagar menos por mês e manter o prazo anterior. Escolha como preferir!

São muitas vantagens para que você possa usar o consignado para melhorar sua qualidade de vida, seja pagando dívidas, comprando bens ou até mesmo realizando sonhos.

E para mais novidades sobre este e outros assuntos, inscreva-se abaixo e receba nossos conteúdos semanais diretamente em seu e-mail.

Leia também: Veja O Que Mudou No Cartão De Crédito Consignado Do INSS

Perguntas frequentes

O que é portabilidade?

Portabilidade é a mudança de um empréstimo de uma instituição financeira para outra que possui taxas ou condições mais atrativas, em geral.

Vale a pena fazer uma portabilidade de consignado?

Sim! Na portabilidade você consegue trocar seu consignado por um com taxas mais baratas. 

O que é a portabilidade com troco?

É quando você troca seu empréstimo por um com taxas mais baratas e refinancia seu saldo. Assim, com a diferença, você recebe troco direto na conta.

Original de Meutudo

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago