Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Os empréstimos as vezes é a única saída que alguém pode ter para pagar suas dívidas. Sendo assim, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) continua sendo uma boa opção. Já que a Caixa libera para os trabalhadores com saldo nas contas do fundo realizar um empréstimo, sendo o FGTS como garantia.
O pagamento do valor antecipado deverá ser feito em até três anos para créditos de no mínimo R$ 2 mil. O dinheiro será creditado de forma digital, o que facilitará, já que não será necessário ir a uma agência bancária.
“O empréstimo consiste em uma antecipação do valor do saque disponibilizado no mês do seu aniversário. O saldo do FGTS é utilizado como garantia da operação, trazendo simplicidade e agilidade para a contratação”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa.
Já a taxa de juros tem um valor bastante atrativo, sendo de 0,99% ao mês na linha de empréstimos destinada a pessoas físicas.
“O crédito é rápido e fácil, sem burocracia. Basta acessar o Internet Banking, simular, contratar e utilizar o recurso”, acrescentou Guimarães.
“Você pode antecipar um, dois e até três anos. E o valor também é variado, até o limite do saldo, tendo no mínimo R$ 2 mil”, disse o presidente da Caixa.
Confira abaixo as condições do empréstimo:
Para ter acesso ao empréstimo, será necessário ser maior de 18 anos ou emencipado, ter conta poupança ou corrente na Caixa e não ter problemas no CPF co a Receita Federal.
Para contratar a linha de crédito, é necessário ser maior de 18 anos ou emancipado, ter conta poupança ou conta corrente na Caixa e estar com CPF regularizado junto à Receita Federal.
O empréstimo poderá ser solicitado de onde você estiver sem precisar sair de casa ou ir a uma agência do banco. A adesão pode ser feita por meio de um dos seguintes canais:
Internet Banking Caixa;
App Caixa;
App FGTS; e
Uma das agências do banco.
Atualmente, as contratações estão disponíveis apenas em uma das agências do banco, já que o canal digital vem sofrendo ajustes. O serviço voltará a ser disponibilizado online em breve.
Lembrando que o saldo na conta do FGTS é bloqueado para garantir o pagamento do empréstimo.
O empréstimo com antecipação do saque-aniversário FGTS foi autorizado em 27 de julho de 2020.
Depois que o Congresso aprovou, o uso dos saques do FGTS como garantia para empréstimos passou a ser previsto nas novas regras do benefício.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…