Foto: EPA / Miguel Gutierrez / Agência Lusa / Agência Brasil
O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente venezuelano Nicolás Maduro, marcado para hoje (23) em Buenos Aires, foi cancelado. A reunião que estava marcada no programa de Lula no início da manhã já não consta nos compromissos desta segunda-feira.
A informação também foi confirmada por um assessor da presidência, mas não foi informado o motivo ou se o programa seria remarcado.
Lula está na Argentina em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo, a visita foi um convite do presidente Alberto Fernández, ela tem o objetivo de reatar as relações entre os dois países após um período de distanciamento entre os governos.
Amanhã (24), Lula participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Com Lula de volta ao poder, o Brasil também voltará a integrar o grupo após três anos. A presença de Maduro também é aguardada na cúpula regional.
Leia Também: Brasil/EUA: Lula se encontrará com Biden em 10 de fevereiro
Neste domingo (22), foi publicado no diário argentino Perfil, um artigo assinado por Lula e pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmando a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações comerciais e financeiras.
O texto diz que os dois presidentes pretendem “quebrar barreiras em nossas casas de câmbio, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais”.
O artigo também menciona que uma moeda comum sul-americana pode ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e, consequentemente, reduzindo a vulnerabilidade externa.
Leia Também: Governo nomeia 878 novos soldados à Polícia Militar do Estado de São Paulo
Os presidentes condenaram o extremismo antidemocrático e a violência política, citando ataques no Brasil, sede dos três poderes.
Afirmando que “as relações entre Argentina e Brasil se baseiam na consolidação da paz e da democracia”, o texto destaca que ambos querem que a democracia prevaleça para sempre, “ditadura nunca mais”.
As negociações também resultarão na assinatura de um acordo de integração econômica e energética, a viagem de Lula à Argentina e ao Uruguai deve esclarecer a perspectiva de quando e como será desbloqueado o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…