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Quando pensamos em estratégias de marketing logo destinamos as ideias para impactar quem está fora da empresa, especificamente o cliente.
Porém, o que muita gente não sabe é que o marketing também pode ser aplicado aos funcionários e colaboradores. Parece loucura, né? Pois é, diversas empresas utilizam essas ações para garantir um ambiente saudável e produtivo.
Afinal, o elemento fundamental para gerar resultados, credibilidade e posicionamento da marca no mercado certamente é o colaborador.
Aliás, quem não gostaria de trabalhar em um ambiente que proporciona motivação e confortabilidade? Parece até um sonho, não é? O endomarketing foca justamente na realização coletiva.
Não basta apenas atrair clientes para o seu negócio, é imprescindível criar um ambiente que permita que o funcionário se sinta à vontade para realizar as suas tarefas.
Pode não parecer, mas usar o endomarketing pode gerar muitos benefícios, desde a motivação do colaborador a retenção de lucro.
Endomarketing, como o próprio nome supõe, é o conjunto de ações de marketing voltadas ao ambiente interno. Resumidamente, são ações que visam melhorar a relação, o bem-estar e a imagem da empresa quanto aos funcionários.
Nesse caso, o público-alvo da empresa são os próprios colaboradores, bem legal não é? O endomarketing busca analisar o nível de satisfação dos funcionários, motivá-los e promover conforto no ambiente de trabalho.
Além disso, essa estratégia tem como objetivo diminuir a rotatividade dos funcionários, aumentar a produtividade e atender as necessidades de cada perfil.
Geralmente, essas ações são desenvolvidas em conjunto pelo RH e o departamento de marketing de cada empresa. A gestão de Recursos Humanos busca entender as necessidades, analisar os problemas organizacionais e pensar no que precisa ser superado por cada colaborador.
Pensa na produção de resina epóxi ou máquina de fusão de fibra, se o colaborador não estiver satisfeito, a produtividade vai diminuir, ocasionando na diminuição do lucro e menor satisfação do cliente. É nesse momento que o RH define as causas dessa insatisfação.
Após isso, esses pontos são repassados para equipe de marketing e nesse momento as estratégias são elaboradas de acordo com cada colaborador.
Pensando nisso, vamos destacar algumas estratégias que podem promover o endomarketing na sua empresa. Acompanhe!
Para que você possa implementar o endomarketing de uma vez por todas, separamos algumas ações que podem te auxiliar. Vamos lá?
Como destacamos anteriormente, saber o que os funcionários estão pensando sobre a empresa é fundamental, né? Por isso, faça algumas pesquisas internas e sempre busque um feedback por parte dos profissionais.
Para alcançar o seu objetivo com o cliente é importante corrigir possíveis falhas durante esse processo. Por isso, fortaleça a relação dos colaboradores com a empresa e estabeleça uma comunicação direta entre eles.
Dessa forma, a produtividade tende a aumentar, com menos trabalho e mais liberdade entre os setores.
Para que o profissional desenvolva suas atividades com eficiência, é importante que ele se sinta parte da empresa. Por isso, promova ações integradas, como: palestras, treinamentos e workshops.
Além disso, forneça o equipamento de proteção individual para cada colaborador. Isso fará com que ele perceba que a organização se preocupa com a sua saúde e bem-estar.
Um dos principais – talvez o maior – benefício em implementar essas estratégias é a motivação do seu funcionário. Se o profissional estiver motivado, a tendência é que a produtividade aumente e a qualidade melhore.
Além disso, se o profissional se sente confortável com o ambiente, automaticamente ele vai falar bem da empresa com seu grupo de amigos, família e colegas. Assim, a empresa terá uma imagem positiva e será o sonho de emprego de muita gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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