O prazo final para inscrição no Enem 2024 é nesta sexta-feira, 7 de junho. Esta data também é o limite para solicitar uso de nome social e atendimento especializado. As provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.
Após se inscrever, o participante deve gerar um boleto do Banco do Brasil para pagar a taxa de R$ 85, caso não tenha obtido isenção. O boleto estará disponível na Página do Participante após o login no sistema do exame com a conta gov.br. O pagamento pode ser efetuado até 12 de junho via boleto bancário, PIX, cartão de crédito ou débito em conta.
Os resultados dos recursos de isenção da taxa foram publicados em 24 de maio, juntamente com as justificativas para ausência no Enem 2023 dos candidatos isentos.
Devido à calamidade pública, moradores do RS terão mais tempo para se inscrever e isenção garantida da taxa, mesmo se tiveram justificativa de ausência rejeitada em 2023.
Inclusão
Candidatos que desejam realizar o exame com nome social ou necessitam de atendimento especializado devem indicar sua situação na Página do Participante.
Há opções de atendimento para diversas condições, como surdocegueira, visão monocular, autismo, dislexia, gravidez, lactação, baixa visão, deficiência auditiva, intelectual, déficit de atenção, situação de classe hospitalar, cegueira, surdez, discalculia, deficiência física, entre outras. Para se inscrever, acesse o site do Inep e siga o passo a passo.
O Enem abre portas para seleções de educação superior no Brasil. Com a nota do exame, é possível concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, instituições privadas, Prouni e Fies.
Participar do Enem é critério para receber R$ 200 do incentivo Pé-de-Meia do Ministério da Educação, destinado a estudantes do ensino médio público para apoiar a permanência e conclusão escolar.
O Enem também serve como via de acesso para estudar em Portugal, graças a acordos entre o Inep e instituições portuguesas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp