Imagem: BillionPhotos / freepik
O enoturismo vem se consolidando como um potencial para aumentar a renda de empresas ou de famílias agricultoras. Seja visitando grandes vinícolas, que produzem vinho para consumo interno e para exportação, ou em vinícolas menores, em que a produção é voltada ao consumo local, cada vez mais pessoas se interessam por esses roteiros.
Leia também: Tomar Um Copo De Vinho Tinto Após Um Dia Difícil Realmente Alivia O Estresse E A Ansiedade, Dizem Cientistas
No Brasil, diversos estados já começaram a produzir vinhos. No passado, havia um preconceito de que a bebida se adaptava melhor a regiões mais frias, como acontece na Argentina e no Chile. Porém, o sucesso dos vinhos na África do Sul e na Califórnia, nos EUA, mostrou que locais quentes também têm chances no mercado.
Com o maior investimento na produção de vinhos, o setor consegue também aproveitar o enoturismo. Confira abaixo algumas dicas para investir no setor.
Leia também: PF Apreende Mais De Nove Mil Garrafas De Vinho Contrabandeado
Assim como em qualquer empreendimento, é necessário conhecer bem o mercado em que se deseja atuar, a fim de evitar prejuízos por erros ingênuos. Fazer uma pesquisa sobre o enoturismo na região em que se pretende investir é uma maneira de tornar o investimento mais seguro.
Procure saber quais são as principais vinícolas, restaurantes e hotéis que oferecem essa modalidade de turismo e também qual é o seu público-alvo e quais são suas preferências.
O enoturismo conta com diferentes tipos de viajantes: os que buscam uma experiência luxuosa e aqueles que buscam algo mais casual e divertido, apenas para apreciar as bebidas ou para conhecer sabores especiais. Por isso, é muito importante deixar claro em qual segmento quer seguir.
Quer garantir a melhor experiência no enoturismo? Procure trabalhar com profissionais capacitados e experientes. Os clientes mais exigentes sentirão a diferença e irão avaliar o seu serviço com notas ainda melhores.
Entre os profissionais que podem ajudar o negócio estão guias turísticos, sommeliers, chefs de cozinha e outros trabalhadores que agregam valor a esse tipo de serviço.
Além disso, para garantir a experiência mais completa, busque parcerias com vinícolas, restaurantes, hotéis e outros negócios locais que tornem a experiência que se deseja oferecer ainda mais completa e satisfatória. Se a vinícola não possui um vinho malbec, por exemplo, procure por rótulos bem avaliados para oferecer aos seus clientes.
O mesmo serve para espumantes, vinhos rosé ou brancos, especialmente se planeja ter um restaurante com cardápio bem diversificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…