Chamadas

Enquete mostra que brasileiro quer a volta do horário de verão

O horário de verão foi um dos assuntos polêmicos escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  para realização de uma enquete nas redes sociais. 

O petista escreveu na sua conta no Twitter: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?” Bastaram apenas dez minutos para que as respostas viessem. Até às 18h27 do dia 7 de novembro, a publicação já contava com 116.260 votos. Sendo que quase 74% dos que responderam a enquete, diziam ser a favor da volta do horário de verão. Já outros 26,1% se mostraram contrários.

O horário de verão é amado por uns e odiado por outros. Ele voltou a ser tema na semana passada quando o ator Bruno Gagliasso, através da sua conta no Twitter, fez um pedido ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

“Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito Geraldo Alckmin que inclua a volta do horário de verão no plano de transição. Horário de verão é o Brasil feliz de novo!”.

Na ocasião, Alckmin publicou emojis de um papel com lápis, como referência de que anotou o pedido de Bruno. 

Antes, o horário de verão entrava em vigor em outubro e seguia até fevereiro do ano seguinte em parte dos estados. Em 2019, deixou de ser aplicado pelo atual governo do presidente Jair Bolsonaro. Quando decidiu terminar com o horário de verão, Bolsonaro disse que a medida foi tomada com base em estudos que analisaram a economia de energia no período.

Mas tem quem não goste do horário de verão, como é o caso do apresentador do “Bom Dia São Paulo”, na Rede Globo, Rodrigo Bocardi, que criticou o pedido do ator ao vice-presidente Alckmin:   “Ah, para! Nada disso. Nós madrugadores também queremos acordar com a luz do dia!”, disse ele em sua rede social.

Horário de Verão no Brasil

Historicamente, o Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução do consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora. Como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

4 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

5 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

11 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

11 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

11 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

11 horas ago