Empresas do grupo:

Início » Entenda a importância do Marketing Pessoal

Entenda a importância do Marketing Pessoal

por Wesley Carrijo
11 minutos ler
Imagem por @rawpixel.com / freepik

Inicialmente, o Marketing Pessoal é uma estratégia que geralmente usa ferramentas do marketing tradicional focada em uma promoção pessoal.

Ao invés de promover um produto ou  uma empresa, o marketing pessoal vai promover  a imagem e o nome de um profissional especializado, trazendo atenção e influenciando pessoas a enxergarem como uma referência.

A maioria das vezes o marketing pessoal está associado ao trabalho como autônomo ou freelancer ou à preparação profissional visando uma contratação.

Esses profissionais precisam de constância para conquistar novos clientes, então, é necessário garantir um reconhecimento como autoridade na sua área ou função.

Contudo, o Marketing pessoal pode trazer benefícios para qualquer profissional.

Nesse conteúdo, vou te explicar como funciona o Marketing pessoal, qual sua importância, objetivos, como fazer e ainda te dar dicas para colocá-lo em prática.

Os tópicos a seguir serão os temas abordados, veja:

  • Identifique sua missão, visão e valores;
  • Navegue bem pelas redes sociais;
  • Faça networking;
  • Comece a operar como um consultor virtual;
  • Desenvolva uma marca para identificá-lo;
  • Envolva-se com projetos que lhe darão destaque;
  • Mantenha contato constante com seus clientes;
  • Aprenda a argumentar a seu favor;
  • Conte boas histórias;
  • Promova o seu trabalho;
  • Invista em qualificação;
  • Cuide da sua imagem;
  • Posicione-se de maneira coerente.

Se interessou sobre o assunto? Então continue lendo para descobrir tudo sobre o Marketing pessoal.  

Mas primeiro vou te explicar o que é o Marketing pessoal. Vamos lá?

1- O que é Marketing Pessoal

O Marketing pessoal é usado como estratégia para melhorar e fortalecer a reputação e a imagem de um profissional. 

Em outras palavras, o marketing pessoal é uma estratégia para promoção pessoal, fazendo assim com que quem a utiliza, se transforme em autoridade ou referência para outras pessoas.

Ele geralmente vai explorar as habilidades do trabalhador, quais suas experiências e sua capacidade em fazer networking para promover sua atuação principalmente na internet.

As técnicas mais utilizadas nesse tipo de marketing vão envolver a participação em constância nas redes sociais, na criação de conteúdo, publicação de currículos e portfólios online.

2- Mas afinal, para que serve o marketing pessoal?

O Marketing pessoal pode trazer benefícios e fazer com que você consiga empregos melhores Veja abaixo quais são alguns desses benefícios:

  •  Atrair atenção para seu trabalho;
  • A possibilidade de mostrar suas competências;
  • Conquistar a confiança dos clientes e empresas.

2.1- Atrair atenção para seu trabalho

Conquistar  um espaço no mercado de trabalho vai ser muito mais fácil quando você conseguir atrair atenção para o que faz.

 Hoje em dia praticamente 75% dos empregadores vão conferir as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los.

É importante lembrar, que você deve pensar bem antes de publicar qualquer coisa nas redes sociais. Imagine  um empregador vendo cada uma das suas postagens.

Se possível atraia atenção para o seu trabalho, tornando-o acessível e mantendo como prioridade ao publicar na web.

2.2- A possibilidade de mostrar suas competências

Através dos portfólios você poderá mostrar com aplica suas competências , com ele você tem a possibilidade de mostrar o processo de criação de seus projetos.

Deixe claro como uma ideia se desenvolveu. Geralmente a maioria dos empregadores/recrutadores /contratantes querem  saber ao conferir seus trabalhos. 

Quando um empregador já tem conhecimento sobre seu trabalho ou sobre a maneira em que você trabalha, mesmo antes de te entrevistar, vai te trazer benefícios, pois você terá mais poder para a negociação.

2.3- Conquistar a confiança dos clientes e empresas

Para conquistar a confiança dos clientes é importante construir uma reputação. De certa forma, quem tem uma boa reputação já é suficiente para aumentar a confiança das pessoas.

O Marketing Pessoal  te proporciona  recursos necessários para  demonstrar suas habilidades e para construir um relacionamento com o consumidor,  fazendo com que ele tenha certeza dos resultados que obterá ao contratá-lo.

Um exemplo prático disso é profissionais que desejam se profissionalizar e montar um salão de beleza, colocam seus certificados de cursos e técnicas aprendidas na parede.

Isso ajuda a transmitir maior credibilidade e confiança aos seus clientes.

3- Como fazer o seu Marketing Pessoal

Para o desenvolvimento das estratégias de Marketing, sendo ele pessoal ou não,  primeiramente você precisa identificar qual tipo de qualificações você tem e como elas poderão contribuir para o mercado de trabalho.

Se você aplicar técnicas como a definição de visão, missão e valores, terá a possibilidade de planejar o seu Marketing Pessoal e criar uma estratégia  para divulgação.

Veja o passo a passo a seguir para entender melhor

PASSO 1: O primeiro passo a ser seguido é identificar sua missão, visão e valores

Para trabalhar com uma marca e obter sucesso você vai precisar definir alguns  parâmetros .

  • Missão: A missão é  aquilo que pretende entregar para os clientes.
  • Visão: A visão é o planejamento a longo prazo, onde você tem a pretensão de estar e como planeja chegar lá.
  • Valores: Os valores são os pilares de um  bom Marketing pessoal, ele que mostra sua postura profissional.

PASSO 2- Navegue pelas redes sociais. As redes sociais são uma boa estratégia para fazer marketing e está disponível para todos. Ganhe destaque para obter grande visibilidade.

PASSO 3- Faça um bom network, participe de eventos da sua área como um MasterMind, e se possível, mantenha relacionamento com outros profissionais, isso pode ajudar a encontrar novas oportunidades ou até melhores propostas.

PASSO 4- Seja um consultor virtual, os blogs são excelentes oportunidades para isso. Fale, através de posts, sobre suas experiências, marcas que podem beneficiar, etc. Posts assim, mostram a sua “expertice”.

PASSO 5- Desenvolva uma marca de identificação, elabore uma logo única para seu blog, site ou email, essa é uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho e vai separar o pessoal do profissional.

PASSO 6-  Se envolva em projetos que te darão destaque

PASSO 7- Mantenha contato com seus clientes constantemente, mantenha sempre a comunicação para fidelizá-los.

PASSO 8- Conte boas histórias, os principais empreendedores e empresários de sucesso constroem boas histórias.

PASSO 9- Promova seu trabalho através de canais específicos, mostrando seu trabalho. Assim você poderá desenvolver autoridade na sua área.

 A seguir listei alguns canais para fazer o seu Marketing pessoal. Veja

  • Blog pessoal: Nele você pode compartilhar opiniões, dicas profissionais, artigos de opinião, etc.
  • Comunidades criativas: As redes sociais como facebook, por exemplo,  ajudam na conexão entre profissionais e empresas.
  • Use o Linkedin: Linkedin é uma rede social profissional. Nele você pode estabelecer um contato direto com pessoas que necessitam do seu trabalho.
  • Qualifique-se: Invista em qualificação constante. Faça cursos, que agreguem valor aos seus conhecimentos.

PASSO 10: Cuide da sua imagem, melhorando sempre as impressões transmitidas.

4- Tenha uma posição coerente

A credibilidade não é construída de uma maneira rápida, mas pode ser perdida de maneira instantânea através de um tweet, por exemplo.

Então tenha planejamento e construa seu marketing pessoal de maneira coerente. Faça pequenas promessas e cumpra. Ter um bom posicionamento em suas atuações vai te dar credibilidade e mostrar sua verdadeira postura.

5- Dicas sobre o que fazer e o que não fazer no marketing pessoal

Abaixo fiz uma lista demonstrando alguns pontos que devem ser seguidos e alguns erros que devem ser evitados. Confira.

O que fazer para melhorar meu marketing pessoal:

  1. Defina seu objetivo;
  2. Melhore suas habilidades de comunicação;
  3. Qualifique-se;
  4. Cuide do seu visual;
  5. Cuide da sua imagem virtual;
  6. Seja simpático.

 O que não fazer para o marketing pessoal:

  1.  Evite improvisos;
  2.  Fale o necessário;
  3.  Não minta;
  4.  Não desmereça o sucesso alheio;
  5.  Não seja arrogante;
  6.  Não se limite apenas às suas tarefas.

Recapitulando e concluindo

Nesse artigo te ensinei a fazer seu marketing pessoal, quais são seus benefícios, 

vantagens e a maneira correta de fazer marketing. Se você seguir todas as dicas e passo a passo que falei aqui, você vai garantir uma construção de uma boa audiência e vai fidelizar clientes, ganhando credibilidade no seu trabalho.

Espero que tenha gostado desse conteúdo, se tiver dúvidas deixe nos comentários, ficarei feliz em esclarecê-las. Até a próxima!

Você também pode gostar

Leave a Comment