Inicialmente, o Marketing Pessoal é uma estratégia que geralmente usa ferramentas do marketing tradicional focada em uma promoção pessoal.
Ao invés de promover um produto ou uma empresa, o marketing pessoal vai promover a imagem e o nome de um profissional especializado, trazendo atenção e influenciando pessoas a enxergarem como uma referência.
A maioria das vezes o marketing pessoal está associado ao trabalho como autônomo ou freelancer ou à preparação profissional visando uma contratação.
Esses profissionais precisam de constância para conquistar novos clientes, então, é necessário garantir um reconhecimento como autoridade na sua área ou função.
Contudo, o Marketing pessoal pode trazer benefícios para qualquer profissional.
Nesse conteúdo, vou te explicar como funciona o Marketing pessoal, qual sua importância, objetivos, como fazer e ainda te dar dicas para colocá-lo em prática.
Os tópicos a seguir serão os temas abordados, veja:
- Identifique sua missão, visão e valores;
- Navegue bem pelas redes sociais;
- Faça networking;
- Comece a operar como um consultor virtual;
- Desenvolva uma marca para identificá-lo;
- Envolva-se com projetos que lhe darão destaque;
- Mantenha contato constante com seus clientes;
- Aprenda a argumentar a seu favor;
- Conte boas histórias;
- Promova o seu trabalho;
- Invista em qualificação;
- Cuide da sua imagem;
- Posicione-se de maneira coerente.
Se interessou sobre o assunto? Então continue lendo para descobrir tudo sobre o Marketing pessoal.
Mas primeiro vou te explicar o que é o Marketing pessoal. Vamos lá?
1- O que é Marketing Pessoal
O Marketing pessoal é usado como estratégia para melhorar e fortalecer a reputação e a imagem de um profissional.
Em outras palavras, o marketing pessoal é uma estratégia para promoção pessoal, fazendo assim com que quem a utiliza, se transforme em autoridade ou referência para outras pessoas.
Ele geralmente vai explorar as habilidades do trabalhador, quais suas experiências e sua capacidade em fazer networking para promover sua atuação principalmente na internet.
As técnicas mais utilizadas nesse tipo de marketing vão envolver a participação em constância nas redes sociais, na criação de conteúdo, publicação de currículos e portfólios online.
2- Mas afinal, para que serve o marketing pessoal?
O Marketing pessoal pode trazer benefícios e fazer com que você consiga empregos melhores Veja abaixo quais são alguns desses benefícios:
- Atrair atenção para seu trabalho;
- A possibilidade de mostrar suas competências;
- Conquistar a confiança dos clientes e empresas.
2.1- Atrair atenção para seu trabalho
Conquistar um espaço no mercado de trabalho vai ser muito mais fácil quando você conseguir atrair atenção para o que faz.
Hoje em dia praticamente 75% dos empregadores vão conferir as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los.
É importante lembrar, que você deve pensar bem antes de publicar qualquer coisa nas redes sociais. Imagine um empregador vendo cada uma das suas postagens.
Se possível atraia atenção para o seu trabalho, tornando-o acessível e mantendo como prioridade ao publicar na web.
2.2- A possibilidade de mostrar suas competências
Através dos portfólios você poderá mostrar com aplica suas competências , com ele você tem a possibilidade de mostrar o processo de criação de seus projetos.
Deixe claro como uma ideia se desenvolveu. Geralmente a maioria dos empregadores/recrutadores /contratantes querem saber ao conferir seus trabalhos.
Quando um empregador já tem conhecimento sobre seu trabalho ou sobre a maneira em que você trabalha, mesmo antes de te entrevistar, vai te trazer benefícios, pois você terá mais poder para a negociação.
2.3- Conquistar a confiança dos clientes e empresas
Para conquistar a confiança dos clientes é importante construir uma reputação. De certa forma, quem tem uma boa reputação já é suficiente para aumentar a confiança das pessoas.
O Marketing Pessoal te proporciona recursos necessários para demonstrar suas habilidades e para construir um relacionamento com o consumidor, fazendo com que ele tenha certeza dos resultados que obterá ao contratá-lo.
Um exemplo prático disso é profissionais que desejam se profissionalizar e montar um salão de beleza, colocam seus certificados de cursos e técnicas aprendidas na parede.
Isso ajuda a transmitir maior credibilidade e confiança aos seus clientes.
3- Como fazer o seu Marketing Pessoal
Para o desenvolvimento das estratégias de Marketing, sendo ele pessoal ou não, primeiramente você precisa identificar qual tipo de qualificações você tem e como elas poderão contribuir para o mercado de trabalho.
Se você aplicar técnicas como a definição de visão, missão e valores, terá a possibilidade de planejar o seu Marketing Pessoal e criar uma estratégia para divulgação.
Veja o passo a passo a seguir para entender melhor
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PASSO 1: O primeiro passo a ser seguido é identificar sua missão, visão e valores
Para trabalhar com uma marca e obter sucesso você vai precisar definir alguns parâmetros .
- Missão: A missão é aquilo que pretende entregar para os clientes.
- Visão: A visão é o planejamento a longo prazo, onde você tem a pretensão de estar e como planeja chegar lá.
- Valores: Os valores são os pilares de um bom Marketing pessoal, ele que mostra sua postura profissional.
PASSO 2- Navegue pelas redes sociais. As redes sociais são uma boa estratégia para fazer marketing e está disponível para todos. Ganhe destaque para obter grande visibilidade.
PASSO 3- Faça um bom network, participe de eventos da sua área como um MasterMind, e se possível, mantenha relacionamento com outros profissionais, isso pode ajudar a encontrar novas oportunidades ou até melhores propostas.
PASSO 4- Seja um consultor virtual, os blogs são excelentes oportunidades para isso. Fale, através de posts, sobre suas experiências, marcas que podem beneficiar, etc. Posts assim, mostram a sua “expertice”.
PASSO 5- Desenvolva uma marca de identificação, elabore uma logo única para seu blog, site ou email, essa é uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho e vai separar o pessoal do profissional.
PASSO 6- Se envolva em projetos que te darão destaque
PASSO 7- Mantenha contato com seus clientes constantemente, mantenha sempre a comunicação para fidelizá-los.
PASSO 8- Conte boas histórias, os principais empreendedores e empresários de sucesso constroem boas histórias.
PASSO 9- Promova seu trabalho através de canais específicos, mostrando seu trabalho. Assim você poderá desenvolver autoridade na sua área.
A seguir listei alguns canais para fazer o seu Marketing pessoal. Veja
- Blog pessoal: Nele você pode compartilhar opiniões, dicas profissionais, artigos de opinião, etc.
- Comunidades criativas: As redes sociais como facebook, por exemplo, ajudam na conexão entre profissionais e empresas.
- Use o Linkedin: Linkedin é uma rede social profissional. Nele você pode estabelecer um contato direto com pessoas que necessitam do seu trabalho.
- Qualifique-se: Invista em qualificação constante. Faça cursos, que agreguem valor aos seus conhecimentos.
PASSO 10: Cuide da sua imagem, melhorando sempre as impressões transmitidas.
4- Tenha uma posição coerente
A credibilidade não é construída de uma maneira rápida, mas pode ser perdida de maneira instantânea através de um tweet, por exemplo.
Então tenha planejamento e construa seu marketing pessoal de maneira coerente. Faça pequenas promessas e cumpra. Ter um bom posicionamento em suas atuações vai te dar credibilidade e mostrar sua verdadeira postura.
5- Dicas sobre o que fazer e o que não fazer no marketing pessoal
Abaixo fiz uma lista demonstrando alguns pontos que devem ser seguidos e alguns erros que devem ser evitados. Confira.
O que fazer para melhorar meu marketing pessoal:
- Defina seu objetivo;
- Melhore suas habilidades de comunicação;
- Qualifique-se;
- Cuide do seu visual;
- Cuide da sua imagem virtual;
- Seja simpático.
O que não fazer para o marketing pessoal:
- Evite improvisos;
- Fale o necessário;
- Não minta;
- Não desmereça o sucesso alheio;
- Não seja arrogante;
- Não se limite apenas às suas tarefas.
Recapitulando e concluindo
Nesse artigo te ensinei a fazer seu marketing pessoal, quais são seus benefícios,
vantagens e a maneira correta de fazer marketing. Se você seguir todas as dicas e passo a passo que falei aqui, você vai garantir uma construção de uma boa audiência e vai fidelizar clientes, ganhando credibilidade no seu trabalho.
Espero que tenha gostado desse conteúdo, se tiver dúvidas deixe nos comentários, ficarei feliz em esclarecê-las. Até a próxima!
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