Imagem por @lovelyday12 / freepik
O mundo tem mudado em ritmo frenético e muitos dos acontecimentos imprevistos nos levam a questionamentos, tanto no âmbito pessoal como profissional. Há duas coisas que as organizações desejam fortemente: transformação e identidade.
Quando se fala em identidade, trata-se de uma referência a quem se é, a uma presença marcante no mundo.
Como alcançar esses tão complexos objetivos? Muitas vezes o caminho pode estar em uma percepção óbvia e primitiva. Se somos natureza, estamos na natureza e é ela quem nos influencia diretamente, é preciso recorrer a ela para encontrar o caminho a as desejadas respostas.
De alguns anos para cá, tem-se falado em ‘ecossistema de negócios’, um termo usado na Biologia com o intuito de definir a relação entre os seres vivos e o meio ambiente e que é utilizado para representar as interações entre as empresas, seus clientes, parceiros e mercado.
Quando falamos de transformação e identidade da empresa é preciso recorrer à observação de nossa ancestralidade enquanto natureza, lembre-se de que somos e vivemos na natureza.
Quando há a necessidade de transformação nas organizações, quando existe essa busca por criar ou encontrar a própria identidade, a inspiração para esse processo de mudança está na natureza.
Entender como a natureza evolui, de que maneira se sustenta e como se transforma é um caminho necessário para que a organização (constituída por seres humanos, ou seja, por natureza), possa se transformar e a inspiração está na autopoiese.
A teoria autopoiética parte do pressuposto de um sistema organizado e autossuficiente. Esse termo foi criado pelos biólogos e filósofos chilenos, Humberto Maturana e Francisco Varela.
Essa teoria vem sendo aplicada na Imunologia, na interação homem – computador, Sociologia, Economia, Filosofia e Administração pública.
O que essa teoria propõe é uma nova perspectiva, oferecendo novas lentes, lançando um desafio aos velhos métodos pouco efetivos para o comportamento organizacional e gerencial.
Nesse contexto é possível compreender de que forma as mudanças e transformações ocorrem nas empresas em conjunto com o ambiente no qual estão inseridas e, desta maneira, abordagens são desenvolvidas encorajando a uma real evolução enquanto sistemas complexos.
O que se tem vivido mais precisamente desde o início desse ano por conta da pandemia mundial é consequência de uma resposta da natureza.
Um vírus passou a se espalhar e na tentativa de conter o contágio, principalmente no início, a população precisou se adaptar às mudanças, utilizando máscaras, redobrando os cuidados com a higiene, evitando a aglomeração de pessoas, etc.
Tomados esses cuidados iniciais, em que as pessoas precisaram se adaptar e mudar as suas rotinas, um novo passo se dá rumo à imunização da população por meio da vacina. Todas essas mudanças, ainda que em ritmo acelerado, passaram antes por uma observação, quanto ao que realizar, a quais sistemas se nortear, etc.
Transformação e identidade da empresa têm total ligação com esse processo de observação, de entender o que está acontecendo dentro e fora do contexto de uma organização.
Se cada ser humano (organismo vivo) reage de maneira diferente ao contexto, não é diferente com as organizações empresariais. Para que uma consultoria consiga ajudar na transformação e identidade da empresa precisa fazer mais do que oferecer uma categoria de serviços.
Será necessário compreender aquela organização isoladamente, depois o contexto no qual está inserida, e a partir disso, será necessário desenvolver um método que seja eficaz para a sua realidade.
Se fazer valer do poder das múltiplas observações, a partir da análise dos dados disponíveis, o que permite criar um desenho com base nos fatos do contexto apresentado é uma das ferramentas importantes no processo de compreensão para uma transformação e identidade organizacional. O sensemaking nesse contexto é um método fundamental.
A Plano Consulting se utiliza de abordagens inovadoras para transformar empresas e fazer com que fortaleçam ou encontrem a sua real identidade.
Ao vivenciarmos essa consciência enquanto organização viva e compreender cada empresa sob a mesma perspectiva biológica, o nosso foco também está em despertar essa consciência, fundamental para a transformação e para que as empresas evoluam de fato
Por Plano Consulting, atuando no setor público e em grandes empresas há 17 anos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…