Chamadas

Entenda como funciona a contabilidade para as empresas do Simples Nacional

É indispensável que qualquer empresa negligencie o apoio especializado para lidar com questões contábeis e tributárias, afinal, o empresário nunca está livre das obrigações, como o recolhimento de impostos, somente por estar enquadrado no Simples Nacional.

Qualquer erro cometido pode ser expressivamente prejudicial ao negócio, impedindo que ele cresça e se fortaleça conforme o esperado. 

Contudo, diante de todo o apoio tecnológico agregado ao setor contábil atualmente, todos os processos ficaram ainda mais fáceis e ágeis. 

Importância da contabilidade para as empresas enquadradas no Simples

A tarefa de lidar com a legislação tributária e toda a burocracia envolvida nela, é um dos maiores desafios do empreendedor, pois, diante de tantas leis e normas, é difícil compreender e manter os processos legais em ordem enquanto se está ocupado com a rotina de gerir um negócio.

Isso vale para as empresas optantes pelo Simples Nacional, que incluem as seguintes categorias: 

  • Microempreendedor individual
  • Microempresa
  • Empresa de pequeno porte.

Embora o recolhimento dos tributos tenha sido simplificado em uma guia única, principal atrativo do Simples Nacional, há uma série de outros procedimentos que devem ser mantidos, como a emissão de notas fiscais, declaração de faturamento e pagamento de funcionários, por exemplo. 

São estes fatores que apresentam a necessidade e importância de as empresas do Simples Nacional também contarem com os serviços contábeis, visando ter mais segurança para conduzir os processos e se dedicar à linha de frente, promovendo o crescimento do negócio no mercado. 

Recursos contábeis para empresas do Simples Nacional:

Planejamento tributário

Diante da complexidade do sistema tributário brasileiro, os empreendedores enxergam isso como uma barreira para seguir em conformidade com a lei, especialmente sem a ajuda de um contador. 

Por isso, é extremamente importante contar com o apoio deste profissional para elaborar o planejamento tributário mais adequado para a empresa, essencial para manter a saúde financeira do empreendimento, reduzir os custos e até mesmo, planejar a expansão do negócio. 

Assessoria tributária

Outro serviço contábil se trata da assessoria tributária, responsável por dar suporte ao empreendedor a respeito do enquadramento da empresa e as obrigações referentes ao pagamento dos impostos. 

Neste sentido, a assessoria atua como um facilitador na tomada de decisões, além de assegurar que a empresa enquadrada no Simples Nacional não negligencie nenhum fator importante. 

Pagamento dos impostos em dia

É primordial que as empresas optantes pelo Simples Nacional mantenham o pagamento dos impostos em dia, no intuito de garantir a permanência de alguns benefícios, como a automatização no cálculo dos tributos que, se realizado incorretamente, pode gerar multas e juros. 

Vale mencionar que, nesse caso, a contabilidade também auxilia no processo de pagamento e demais obrigações, como a declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual  (MEI), por exemplo. 

Emissão da nota fiscal

A emissão de notas fiscais eletrônicas também é um fator relevante que a contabilidade pode cuidar para as empresas do Simples Nacional. 

Normalmente, os escritórios contábeis oferecem o próprio emissor de notas, promovendo maior agilidade para o empreendedor ao emitir as notas fiscais de cada cliente. 

O sistema também permite a consulta de dados armazenados em notas fiscais emitidas em momentos anteriores, caso surja a necessidade de fazer uma consulta. 

Apoio na entrega das obrigações acessórias

Quando se fala em obrigações acessórias, há uma série de processos que uma empresa optante pelo Simples Nacional deve realizar, como a entrada na Declaração de Informações Socioeconômicas (DEFIS) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

Por esta razão o empreendedor precisa sempre estar atento às obrigações e ao procedimento adequado a ser executado. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laura Alvarenga 

Wesley Carrijo

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

5 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

7 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

8 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

11 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

11 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

13 horas ago