Fique Sabendo

Entenda como será o Enem digital em 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerá no próximo domingo, dia 21 de novembro, para os mais de 3 milhões de inscritos na página do INEP. A segunda fase do exame está marcada para exatamente uma semana depois, no dia 28 de novembro. 

Com a proximidade das datas, muitos se perguntam quais serão as vantagens da nova opção fornecida em 2021 para realização do exame. Neste sentido, o Enem deste ano contará com duas modalidades, uma impressa e outra no formato digital, através de um computador fornecido pela instituição aplicadora. 

Em alguns aspectos, os moldes serão os mesmos, ambas as versões serão pessoalmente, os conhecimentos cobrados no respectivo dia também se mantém, e a redação ainda deve ser realizada a mão. Sendo assim, qual o intuito e as vantagens da versão digital? É sobre isso que abordarei agora. 

Enem no formato digital, como será?

Previamente é preciso destacar que a versão digital do exame esteve disponível na página do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apenas para participantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio, ou já o concluíram.  

Apesar da maioria dos inscritos terem optado pela versão impressa, deve-se considerar que a nova modalidade é pretendida para, ao menos, mais 5 edições do exame, de modo que é importante entender como a prova digital será aplicada. 

Vale adiantar que recursos fornecidos pelo computador não serão permitidos, tais como calculadoras, consultas na internet, Word, etc. Além disso, caso o participante queira ir ao banheiro, o tempo de prova não será pausado, de modo que quem optou pela versão digital, terá o mesmo dos demais. 

Ambas provas (digital e impressa) ocorreram no mesmo horário, e os conhecimentos cobrados serão os mesmos, de modo que no primeiro dia a prova será de tecnologias, ciências humanas, linguagens e código, e redação e no segundo matemática, ciências da natureza e suas tecnologias. 

Ademais, a instituição aplicadora irá fornecer um computador próprio para realização da prova, não sendo possível utilizar um notebook de uso pessoal. As questões de múltipla escolha serão marcadas digitalmente, todavia, ATENÇÃO: reforçando novamente que a redação será a mão, de maneira que será preciso que o participante leve uma caneta transparente preta.  

Por fim, cabe salientar que o novo formato foi pensado frente às atuais conjunturas provindas da pandemia da Covid-19

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

7 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

10 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

12 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

13 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

14 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

14 horas ago