Economia

Entenda o porquê dos altos da preços da gasolina e do diesel

Diante da desvalorização do Dólar americano em relação ao Real brasileiro, era esperado uma redução no valor dos combustíveis, todavia, não é bem isso que está acontecendo. Saiba o porquê. 

Conforme o portal de notícias da UOL, o Dólar teve uma queda de 3,74% em relação ao Real, a partir da análise do período de 4 de janeiro a 14 de junho. Entendendo, que a moeda estadunidense, tem relação com a cotação do petróleo e derivados, este é um dos motivos que prova a alta nos valores dos combustíveis. 

Ademais, deve-se entender, que os preços da gasolina e do diesel variam conforme alguns fatores, bem como impostos de esferas estaduais, federais e a remuneração da Petrobrás. 

Dito isso, saiba os fatores que impactam os preços de combustíveis no país, e entenda de uma vez por todas a alta nos valores da gasolina e do diesel. 

Fatores que explicam a alta no valor de combustíveis

Como já citado no artigo, o preço da gasolina e do diesel, não só depende de um único e exclusivo fator, é preciso analisar as seguintes questões: 

  • Tributos (impostos) federais e estaduais;
  • Adição de Etanol (gasolina);
  • Adição de biodiesel (diesel);
  • Cotação do petróleo;
  • Distribuição e revenda de combustível.

Posto isto, conforme a pesquisadora Carla Ferreira, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ineep), a situação atual deve-se à cotação internacional do petróleo e a inclusão de custos de frete, margens de lucro e distribuição do produto no preço final. Isto é necessário, para ser possível a remuneração do processo. 

Ademais, especialistas apontam outros fatores que estão contribuindo para os altos valores, bem como os tributos estaduais, federais e logística aplicados sob o preço dos combustíveis. Contudo, em especial, é colocado em ênfase a atual fase de revenda, além do preço da bomba, que também pode ser resultante da alta.

Apesar da alta do petróleo no exterior, a Petrobras não tem realizado reajustes referentes ao Preço de Paridade Internacional, à medida que não houve alterações em 40 dias, a partir do divulgado no dia 11 de junho. 

Preço da gasolina e do diesel

Nesta última semana o litro da gasolina atingiu o valor de R $5,676, apresentando uma alta de 28,7% quando comparada ao período de 11 a 17 de abril. Enquanto o diesel, possuía um valor equivalente a R $4,196 na semana anterior, sendo o preço elevado em  7,05%, desde a semana referente aos dias entre 25 de abril a 1.º de maio. 

Cabe salientar, que os dados acima foram levantados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). 

Conteúdo por Lucas Machado

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

2 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

4 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

5 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

9 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

9 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

11 horas ago