Fique Sabendo

Entenda o significado de cada dia da Semana Santa

A Semana Santa é uma celebração religiosa cristã que ocorre anualmente na semana que antecede a Páscoa.

É uma das principais datas do calendário cristão, e é celebrada por católicos, ortodoxos e algumas denominações protestantes em todo o mundo.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Durante a Semana Santa, os cristãos realizam várias cerimônias e ritos religiosos, incluindo a Missa do Lava-pés, a Via-Sacra e a Vigília Pascal.

Além disso, muitas comunidades cristãs realizam procissões e outras manifestações públicas de fé. Entenda o que cada dia da semana santa significa.

Domingo de Ramos

Domingo de Ramos é um dos dias mais importantes da Semana Santa, que é a semana que antecede a Páscoa na tradição cristã.

É celebrado no domingo antes da Páscoa e marca o início da Semana Santa.

Neste dia, os cristãos celebram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, enquanto as pessoas o aclamavam com ramos de palmeiras e cantavam “Hosana ao Filho de Davi”. Esse evento é relatado nos evangelhos da Bíblia.

Na celebração do Domingo de Ramos, os fiéis também recebem ramos abençoados, que são uma lembrança simbólica do evento histórico e da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Esses ramos são levados para casa pelos fiéis e colocados em lugares sagrados como forma de proteção contra o mal.

Leia Também: Prepare As Malas! Abril Irá Chegar Com Dois  Feriadões

Segunda-feira santa

Na tradição católica, a Segunda-feira Santa é um dia de reflexão e penitência em preparação para a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. 

Neste dia, muitos cristãos participam de cerimônias religiosas que relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a sua expulsão dos vendilhões do Templo.

Também é comum a prática de jejum e abstinência, como forma de purificação e devoção.

Além disso, muitas pessoas aproveitam a Segunda-feira Santa para realizar obras de caridade e solidariedade, como uma forma de se aproximar dos ensinamentos de Jesus e de vivenciar o espírito da Semana Santa.

Terça-feira santa

Na terça-feira santa Jesus passou o dia ensinando no templo em Jerusalém.

Durante o dia, Jesus fez algumas previsões, incluindo a de que um dos seus discípulos o trairia. Ele também falou sobre a destruição do templo e sobre sua segunda vinda. Além disso, Jesus realizou a unção de Betânia, na casa de Simão, o leproso.

De acordo com alguns relatos bíblicos, Judas Iscariotes, um dos doze discípulos de Jesus, concordou em trair Jesus com as autoridades judaicas na terça-feira santa.

Isso levou aos eventos da quarta-feira santa, quando Jesus foi preso e levado a julgamento.

Leia Também: Veja O Faturamento Esperado Para O Varejo Nacional Na Páscoa

Quarta-feira santa

Na Quarta-feira Santa, a Igreja Católica celebra a missa de “Tenebrae”, que significa “trevas” em latim, uma cerimônia que reúne leituras, cânticos e orações em memória da traição de Judas e da prisão de Jesus.

Segundo a tradição cristã, foi na Quarta-feira Santa que Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus, concordou em trair Jesus por trinta moedas de prata.

Quinta-feira santa

A quinta-feira santa é um dia importante dentro da tradição cristã, pois marca o dia em que Jesus Cristo celebrou a Última Ceia com seus discípulos, antes de ser preso e crucificado.

Segundo a narrativa bíblica, na quinta-feira santa, Jesus se reuniu com seus discípulos em um cenáculo em Jerusalém, onde realizou a cerimônia da comunhão, em que partiu o pão e ofereceu vinho aos seus discípulos, instituindo assim o sacramento da Eucaristia.

Além disso, na quinta-feira santa, Jesus também lavou os pés dos seus discípulos, demonstrando humildade e amor ao próximo.

Esse gesto é lembrado na igreja católica através da cerimônia do Lava-pés, realizada em muitas paróquias nesta data.

Após a Última Ceia, Jesus foi traído por um de seus discípulos, Judas Iscariotes, e preso pelas autoridades religiosas de Jerusalém, dando início aos eventos que levariam à sua crucificação.

Leia Também: Quinta E Sexta-Feira Santa São Considerados Feriados? Entenda

Sexta-feira santa

Data também chamada de Sexta-Feira da Paixão. A data marca a morte de Jesus Cristo na cruz.

De acordo com a tradição cristã, Jesus foi traído por um de seus discípulos, Judas Iscariotes, e entregue aos líderes religiosos judeus, que o julgaram e condenaram à morte por blasfêmia e por se declarar o Filho de Deus.

Em seguida, Jesus foi levado para a execução, carregando a própria cruz pelas ruas de Jerusalém até o local chamado Gólgota, onde foi crucificado e morto.

Sábado santo

O Sábado Santo é considerado um dia de luto e espera pela ressurreição de Jesus Cristo.

Na tradição cristã, acredita-se que no Sábado Santo, Jesus Cristo esteve morto e seu corpo foi colocado no sepulcro.

Segundo a Bíblia, os discípulos de Jesus ficaram reunidos em um lugar escondido, com medo das autoridades que poderiam persegui-los.

O Sábado Santo é um dia de silêncio e reflexão, onde não há celebração de missa até a noite, quando se realiza a Vigília Pascal.

Durante essa celebração, é feita a bênção do fogo e acendimento do Círio Pascal, um grande candelabro que simboliza a luz de Cristo ressuscitado.

É também nessa celebração que se realiza o batismo de adultos convertidos.

Em outras tradições cristãs, como a Ortodoxa, o Sábado Santo é celebrado de maneira similar, com ênfase na ressurreição de Cristo.

No entanto, a data da Páscoa pode ser diferente entre essas tradições, devido a diferenças no calendário litúrgico.

Leia Também: Armadilhas Da Páscoa! Golpes Virtuais Prometem Cestas E Ovos Gratuitos!

Domingo de Páscoa

A data celebra a ressurreição de Jesus Cristo após a sua morte na cruz. No domingo, as mulheres que seguiam Jesus foram ao túmulo e encontraram-no vazio.

A ressurreição é celebrada pelos cristãos em todo o mundo como o evento mais importante do calendário cristão, que dá significado à vida e à morte de Jesus, e representa a promessa da vida eterna para todos que acreditam Nele.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago