Imagem por @mindandi/ freepik
Através do Código de Defesa do Consumidor (CDC) são determinados os mecanismos que deverão ser utilizados pela lei para intervir ou agir sobre as relações de consumo. São estabelecidas as punições para os crimes que também são determinados por esse código.
As normas foram estipuladas para resguardar o consumidor, estabelecendo caminhos para a construção de uma boa relação entre consumidores finais e fornecedores. Caso seja necessário o consumidor poderá recorrer ao CDC para resolver questões.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os clientes possuem direitos resguardados pela legislação, dentre eles estão:
As normas desenvolvidas visam estabelecer a justiça nas relações de consumo, a Lei que se refere ao CDC é a nº 8.078/90, ela prevê que o Código atue na esfera civil, administrativa e penal.
Na esfera civil o CDC estabelece as obrigações dos fornecedores e as estratégias utilizadas para reparar danos provocados no consumidor.
Já na esfera administrativa, o poder público opera como gestor de conflitos e na esfera penal determina punições e crimes para os fornecedores que fazem a venda de produtos que ferem ou desrespeitam os direitos do consumidor.
Redator: iana Filizola
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…