Foto: Agência Brasil
Em 2020 os brasileiros descobriram um acessório (obrigatório), o uso de máscaras para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19. Porém, com o passar do tempo o uso foi sendo descartado em várias cidades e estados.
Atualmente o uso é só obirgatório em ambientes hopsitalares. Também as pessoas que não se sentirem seguras podem usá-las normalmente em qualquer lugar.
Mas, quando você já estava pensando que tinha se livrado da Covid, ela resolveu dar o ar da graça, ou nunca deixou de estar presente. Como novamente está acontecendo o aumento de casos no país, é o momento para voltar a usar o acessório.
Devido a nova onda de casos da Covid-19 e de internações no Brasil, o uso de máscaras voltou a ser recomendado por algumas cidades, entre elas: São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Até o momento a média móvel de novas inecccções está em 36,5 mil, conforme divulgou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Com o avanço da vacinação, a Covid-19 deverá se tornar uma doença menos preocupante. Muitas pessoas têm sido infectadas pela variante Ômicron, embora apresente poucos ou nenhum sintomas da doença.
Mas não devemos deixar a doença voltar a nos prender em casa. Por isso, o uso da máscara pode ser uma grande ajuda.
Existe uma recomendação para continuarmos usando máscara em lugares fechados e com muita gente, como transportes públicos, academias de ginástica ou salas de aula sem distanciamento e com pouca ventilação.
Você pode ficar sem o acessório ao ar livre, em ambientes abertos, onde há boa circulação de ar. Nesses ambientes, a transmissão do vírus é mais difícil. No entanto, isso depende da quantidade de pessoas que está no local. Por exemplo, em um show ou estádio de futebol, o risco pode aumentar por causa da quantidade de pessoas aglomeradas.
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recomenda que, em algumas situações, as criaças continuem usando máscaras. É fundamental que os pais continuem a seguir as medidas de prevenção da doença, pois o vírus ainda está circulando no Brasil.
As máscaras são muito importantes para o controle da pandemia, já que protegem quem as está usando e as pessoas ao redor. Em ambientes com muita gente, como as escolas, ou em locais onde não há como manter o distanciamento, como em transportes públicos, a máscara é ainda mais importante.
Não devemos deixar de continuar observando as outras medidas de prevenção: lavar as mãos com frequência ou usar álcool gel 70%. Manter os ambientes bem ventilados, com as janelas abertas. Essas medidas são essenciais para proteger as crianças que ainda não estão vacinadas (0 a 5 anos), os idosos ou pessoas que, por algum motivo, não puderam tomar a vacina ou que não foram imunizadas da forma adequada.
Original de Clique Vida
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…