informe de rendimentos / Imagem Joédson Alves / Agência Brasil
O prazo para a entrega dos informes de rendimentos referentes ao ano de 2023 aos funcionários é até o dia 29 de fevereiro. Esses documentos são essenciais para que os contribuintes possam preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024.
Os informes de rendimentos contêm uma variedade de informações cruciais para a declaração do IRPF. Entre essas informações estão os rendimentos tributáveis, descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), rendimentos exclusivamente na fonte, imposto de renda retido na fonte, rendimentos isentos e despesas dedutíveis, como gastos com plano de saúde.
Leia também: Declaração De IR: Veja Como Se Preparar E Quais Documentos Usar
É importante que os contribuintes verifiquem cuidadosamente todas as informações contidas nos informes antes de utilizá-los para fazer a declaração do IRPF. Além disso, é recomendável que guardem esses documentos, juntamente com outros comprovantes, por pelo menos cinco anos após o processamento da declaração. Isso é importante para eventual consulta ou em casos de fiscalização pela Receita Federal.
A declaração do IRPF é obrigatória para aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos. A tabela progressiva mensal foi atualizada recentemente, elevando o limite de aplicação da alíquota zero. Portanto, mesmo aqueles que não atingiram esse limite devem considerar a entrega da declaração para evitar problemas futuros.
Leia também: IRPF 2024: Saiba Tudo Sobre Prazos, Declaração E Documentos
Para facilitar o processo de entrega dos informes de rendimentos, muitas empresas e instituições financeiras disponibilizam esses documentos de forma digital, por e-mail, internet ou intranet, além do envio físico pelo correio. Essa praticidade permite que os contribuintes tenham acesso rápido e seguro aos seus informes, garantindo que possam cumprir suas obrigações fiscais dentro do prazo estabelecido.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…