Designed by @peerafoto / Freepik
A Epagri/Ciram passa a fornecer informações complementares sobre a costa de Santa Catarina em seu portal: a visualização da altura significativa de ondas para até cinco dias.
Os dados são provenientes do sistema operacional de previsão e análise global do oceano fornecido pela União Europeia através do Programa Copernicus.
O modelo tem resolução horizontal de 1/12 de grau (cerca de 8 quilômetros), e é atualizado diariamente, com saída de dados a cada três horas.
O link está disponível no site Litoral Online, que passou por uma reformulação visual.
Os pesquisadores Luis Garbossa e Argeu Vanz, da Epagri/Ciram, explicam que esta é mais uma iniciativa da Epagri para divulgar informações sobre a costa de Santa Catarina e complementar o monitoramento contínuo que já faz com dados de modelos, além de apoiar as atividades relacionadas a Década dos Oceanos da Organização das Nações Unidas.
O conceito de altura significativa das ondas (SWH) é definido como a altura média das ondas, medida do cavado à crista, do terço mais alto das ondas.
Criada pelo oceanógrafo Walter Munk durante a Segunda Guerra Mundial, a altura significativa das ondas fornece uma estimativa das alturas das ondas.
A imagem acima mostra um “espectro de ondas típico” que contém um baixo número de ondas pequenas e um baixo número de ondas muito grandes.
A região mais larga da curva espectral representa números de onda maiores.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…