Contabilidade

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é fundamental entender o que é o Exame de Qualificação Técnica (EQT). As inscrições iniciaram recentemente e muitos profissionais querem entender como essa seleção funciona.

As inscrições iniciaram no dia 04 de fevereiro e vão até o dia 16 de março, podendo ser realizadas por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de inscrição do exame está no valor de R$ 260 por prova.

Confira nos próximos tópicos mais detalhes sobre o EQT 1/2025 e entenda como essa seleção funciona.

O que é o EQT?

O EQT é destinado a contadores que já possuem registro no Conselho Regional de Contabilidade, que atuam ou desejam atuar como auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.

O 1º EQT de 2025 será dividido em 6 provas, cada uma com uma finalidade:

  • Realização da prova de qualificação técnica geral: é fundamental ser aprovado neste exame, por ser condição para obtenção do registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade — data da prova: 05 de maio de 2025.
  • Realização da qualificação técnica geral para perito contábil: prova para o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC — data da prova: 06 de maio.
  • Realização da prova da Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM — data da prova: 07 de maio.
  • Realização da prova do Banco Central do Brasil (BCB): Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB — data da prova: 08 de maio.
  • Realização da prova da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP): exame de qualificação técnica específico para todos os auditores independentes que desejam atuar nas instituições reguladas pela SUSEP — data da prova: 09 de maio.
  • Realização da prova da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC): Prova Específica para atuação em auditoria nas entidades supervisionadas pela Previc — data da prova: 10 de maio.

Para mais detalhes sobre a prova, acesse a página da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leia também:

Quem é considerado aprovado?

Todas as provas seguem o mesmo padrão, sendo compostas por 25 questões objetivas, valendo 2 pontos cada e 2 questões dissertativas, valendo  25 pontos cada, portanto, cada prova vale 100 pontos.

Será considerado aprovado o inscrito que conseguir obter, no mínimo, 60% dos pontos das questões objetivas e 60% dos pontos na soma das questões da prova inscrita (dissertativa).

O edital destaca mais de uma vez a seguinte mensagem:

“O examinando que se submeter às provas específicas (CVM, BCB, Susep e/ou Previc) somente será considerado aprovado nessas se obtiver aprovação na prova de Qualificação Técnica Geral (QTG), salvo se já for inscrito no CNAI do CFC”.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS confirma as datas de pagamento de benefícios com reajuste. Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o  calendário de pagamentos para o ano…

2 horas ago

Quais os principais desafios e oportunidades para os contadores em 2025?

Em 2025, os contadores enfrentarão um cenário de transformações tecnológicas, legislativas e econômicas que impactam…

3 horas ago

Como surgiram os impostos que pagamos hoje?

Você já parou para pensar de onde vem os impostos que pagamos? ICMS, IPVA, IR…

3 horas ago

CRT-4 : erros podem impedir MEI de emitir nota a partir de abril

Desde setembro de 2024, o MEI (Microempreendedor Individual) passou a ser obrigado a inserir o…

4 horas ago

Reoneração da Folha de Pagamento: Entenda os Impactos e Estratégias para sua Empresa

A partir de janeiro de 2025, as empresas brasileiras se deparam com o desafio da…

4 horas ago

EFD-Reinf tem prazo de envio até dia 17. Veja mais detalhes desta obrigação

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é uma obrigação acessória…

4 horas ago