Atualmente existem vários métodos de escrituração contábil, que se trata do registro de todos os fatos que acontecem na empresa.
Diante disso, ressaltamos que todos os tipos de empresa precisam fazer a escrituração contábil, com o objetivo de fazer o acompanhamento e controle do patrimônio, além de auxiliar na gestão dos negócios.
A única exceção é para a Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
A escrituração contábil precisa atender alguns critérios, dentre eles estão, as informações sobre os valores obtidos pela empresa que devem ser expressados por moeda corrente do país; respeito à ordem cronológica dos fatos contábeis registrados e manter os documentos que possam fundamentar os registros.
Por isso, evite rasuras, emendas, espaços em brancos ou outros artifícios que possibilitem eventual fraude nos registros.
Se você ainda tem dúvidas sobre quais informações registrar na escrituração e como ela é elaborada, continue conosco e saiba mais sobre o tema.
Formalidades
Dentre as características da escrituração contábil está o registro em livros ou registros auxiliares.
Desta forma, os livros que são registrados em formato físico devem ser encadernados, com folhas numeradas sequencialmente em ordem crescente, além de possuir informações sobre a abertura e o encerramento assinados.
Além disso, precisam ser registrados em órgão de registro público competente.
Em contrapartida, se os livros forem em formato digital, a assinatura também precisa ser digital, além disso, o registro só é necessário em caso de lei específica.
Por isso, ressaltamos os livros obrigatórios, são eles:
Livro Diário: é onde constam os fatos contábeis como transações, operações e demais fatos que provoquem variação patrimonial, além dos lançamentos que devem obedecer a ordem cronológica.
Veja os critérios:
- Pode ser escriturado por meio digital ou não digital,
- Deve adotar o registro “Balancetes Diários e Balanços”,
- Se for digital, é obrigatório que a empresa mantenha backup autenticado.
Livro Razão: não é preciso registrá-lo, mas é preciso conter o termo de abertura e encerramento.
Tem o objetivo de coletar dados cronológicos de todas as transações registradas no Livro Diário e organizá-las por contas individualizadas.
Por sua vez, há ainda os livros auxiliares que são conhecidos como fiscais sociais e administrativos, onde precisa conter informações sobre as entradas de mercadorias, livro de apuração do ISS, etc.
Conheça eles:
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Livros Sociais:
- Registro de Atas de Assembléias Gerais;
- Registro de Presença de Acionistas;
- Registro de Atas de Reuniões da Diretoria;
- Registro das Ações Normativas;
- Registro de Transferência das Ações Normativas;
- Registro de Partes Beneficiárias;
- Registro de Debêntures, etc.
Fiscais:
- Inventário;
- Apuração de Lucro Real;
- Razão Auxiliar;
- Registro de Entrada de Mercadorias;
- Registro de Saída de Mercadorias;
- Registro de Controle de Produção e Estoque;
- Registro de Impressão de Documentos Fiscais;
- Registro de Apuração de ICMS;
- Registro de Apuração de IPI;
- Registro de Apuração de ISS, etc.
Outros livros:
- Caixa
- Controles Bancários
- Registro de Duplicatas
- Registro de Empregados, etc.
Os livros precisam ser registrados de acordo com a legislação de fiscalização do respectivo órgão fazendário ou que determine a sua obrigatoriedade.
Vale ressaltar que as escriturações contábeis precisam ser devidamente assinadas pelo representante legal da entidade e também pelo profissional contábil.
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Por Samara Arruda
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