O processo, realizado por um escritório contábil externou ou através de um departamento interno específico, garante que todas as movimentações financeiras da empresa sejam comunicadas aos órgãos, evitando inconsistências junto a lei, principalmente o Fisco.
Se você não faz a escrituração das suas notas fiscais, deve repensar esta ação.
Leia a seguir e saiba o que é e os tipos de escrituração fiscal. Além disso, reflita sobre como a escrituração impacta, positiva ou negativamente, o sucesso do seu negócio.
Antes de tudo, você deve saber que existem vários tipos de escrituração fiscal. Dentre os mais utilizados pelas empresas brasileiras, podemos destacar:
Para demonstrar as informações fiscais de maneira assertiva, o primeiro passo é organizar os documentos – no caso, as notas fiscais. O ideal é que a organização já esteja implementada no dia a dia da empresa, facilitando a reunião de informações quando for necessário escriturá-las.
Ficar atento aos códigos e alíquotas de tributação também é crucial neste processo. Em caso de dados inconsistentes, o Fisco poderá identificar o erro em questão de segundos.
Outra ação efetiva na escrituração fiscal é o uso de softwares específicos. Quanto mais facilidades e ferramentas o programa propõe, mais ágil fica o processo e menores são as chances de falha. Lembre-se que existem prazos que devem ser cumpridos!
O que acontece se minha empresa não fizer a escrituração?
Por se tratar de um procedimento obrigatório às leis fiscais brasileiras, a empresa que não realizar a escrituração fiscal de seus documentos – ou, ainda, a fizer com erros, terá de arcar com incidência de multas, além de sanções dispostas pelo órgão regulador.
Para evitar complicações junto ao Fisco e comprometer as atividades da empresa, é interessante possuir um suporte contábil qualificado, que seja capaz de garantir o cumprimento da legislação contábil.
Você faz a escrituração fiscal do seu negócio corretamente? Segue a risca a legislação?
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