Photo by @senivpetro / freepik
A pandemia trouxe o isolamento social, e, entre outros malefícios, o excesso de trabalho. Com esse excesso, os colaboradores acabam levando a mente e o corpo ao limite.
Em muitos casos, essa situação pode levar à Síndrome de Burnout, que, na tradução livre para o português, significa algo como “queimar por completo”.
Quem sofre com o Burnout pode apresentar quadros de depressão, fadiga mental, emocional e física, resultado do acúmulo de estresse por conta de uma rotina profissional com excesso de responsabilidades, muita competitividade e uma grande quantidade de trabalho.
Dados da International Stress Management Association (ISMA-BR), apontam que o Brasil é o segundo país com o maior número de afetados pela Síndrome de Burnout.
Os problemas de esgotamento mental são o resultado da cultura tóxica de uma empresa, segundo Ana Paula Tognotti, psicóloga do Zenklub, maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do Brasil.
De acordo com a especialista, é preciso avaliar a cultura empresarial, pois os gestores são responsáveis pelas práticas que determinam o alinhamento entre o ambiente organizacional e o planejamento da corporação.
“Antes de tudo, é importante planejar quaisquer tipos de ações para diminuir a probabilidade de esgotamento mental da equipe e analisar se as práticas estão facilitando a sensação de segurança e acolhimento na empresa. As pessoas precisam entender o contexto do qual fazem parte como sendo propício para compartilhar assuntos mais íntimos que lhes podem causar algum desconforto”, completa a psicóloga.
Para auxiliar as lideranças, Ana Paula Tognotti elenca cinco dicas que ajudam a evitar o esgotamento mental das equipes:
Sobre o Zenklub
O Zenklub é a maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do Brasil. Criado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo doutor em Computação e Telecomunicações, José Simões, atualmente atende brasileiros em 187 países e 1205 cidades.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…