eSocial: apenas 1/3 das médias empresas entregaram documentos à Receita Federal

A Receita Federal concedeu às médias empresas – que faturam entre R$ 4,8 e R$78 milhões – mais tempo para inserção de dados no eSocial, novo sistema que centraliza informações de empregadores e empregados. A iniciativa visa atender um pedido das companhias, ampliando em um mês a primeira fase do programa e adiou a segunda etapa no mesmo prazo, o que mostra que as empresas ainda não estão preparadas para a nova obrigatoriedade fiscal.

Mais de um milhão de empresas já se cadastraram na nova plataforma do Governo, porém, muitas encontram dificuldades para concluir o processo. Segundo Robinson Klein, CEO da Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), as companhias precisam investir em tecnologia para automatizar processos e, assim, atender com facilidade os requisitos da nova norma.

“As empresas devem buscar rapidamente soluções em tecnologia que dialogam com a nova base de dados do Governo. A quantidade de informações que devem ser inseridas no e-Social é muita e elas devem ser consistentes, caso contrário deverão ser reinseridas, gerando retrabalho e perda de produtividade”, avalia Klein.

Segmentos como o varejo, por exemplo, que tem alta rotatividade, além de contratações no formato de “primeiro emprego”, terão de ter cuidados redobrados e imprimir maior rapidez na entrega dos documentos de formalização desses contratos de trabalho.

“São processos complexos que demandam tempo e energia. Um sistema de gestão empresarial já adaptado às obrigações do eSocial garante a consistência das informações entregues, além de permitir que os recursos sejam empregados em tarefas estratégicas, aumentando a produtividade da operação”, analisa Klein.

O eSocial unifica as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empreendedores em um banco de dados administrado pelo governo federal, integrando dados do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica, da Secretaria de Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da própria Receita.

A ferramenta não trará mudanças nas regras trabalhistas e dará mais precisão e agilidade nos processos. No entanto, será preciso mais atenção, pois a transparência acarretará uma maior cobrança governamental. Dessa forma, é preciso se adaptar e estar atento a essa nova exigência.  Com InforChannel

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

1 hora ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

2 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

8 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

8 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

8 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

8 horas ago