Categories: ChamadaseSocial

eSocial e Certificado Digital facilitam o dia a dia da área de RH

A criação do eSocial pelo governo facilitou o gerenciamento da folha de pagamento nas empresas. Todas as informações e a burocracia para envio desses dados foram substituídos por um único sistema, o que acabou por dar aos empreendedores maior tempo para cuidar das atividades fins. Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento aos prazos e às novas regras, pois o eSocial também torna mais simples a atuação dos órgãos de fiscalização.

“É importante, por tudo isso, que as empresas e contadores estejam sempre atentos à validade do certificado digital, pois sem ele o cumprimento dessas obrigações não será possível”, destaca Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.

Segundo ele, as mudanças promovidas pelo eSocial trouxeram muitas dúvidas às empresas, mas aos poucos, por meio de instruções normativas e artigos explicativos, todos os pontos estão sendo elucidados e os empresários se dando conta de que o sistema traz mais facilidades que problemas. “Fica muito claro para todos os especialistas com os quais conversamos que o eSocial tem o propósito de facilitar a vida de empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos”, diz Couto.

O eSocial, conforme o próprio governo, tem o objetivo de digitalizar e centralizar as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Com isso, os dados deixaram de ser transmitidos por diferentes formulários e múltiplas datas, o que torna mais simples o trabalho dos responsáveis por essa área e também evita informações distorcidas ou erradas, além da coibir a sonegação fiscal. Com os dados corretos, a vida empresarial se simplifica e se reduz o tempo gasto e o excesso de burocracia.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

16 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

21 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

22 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

22 horas ago