Chamadas

Esta chegando o Cartão de Crédito do INSS, saiba mais

Veja como o Segurado pode ter o Cartão de Crédito INSS.

De olho em um mercado potencial de 33 milhões de clientes, a Caixa Econômica Federal lançou seu cartão de crédito dedutível na segunda-feira. Inicialmente, o produto será destinado apenas aos beneficiários do INSS e estará disponível apenas nas agências de Brasília.

O objetivo é expandir a oferta para o resto do país, incluindo o Rio, até junho.

O banco público quer vender pelo menos 10 milhões desses cartões nos próximos quatro anos. Os cartões de folha de pagamento já são oferecidos por bancos médios do país. Na prática, eles funcionam como um empréstimo consignado tradicional, mas também podem ser usados ​​como cartões de crédito convencionais. A diferença é que o pagamento mínimo da fatura já é descontado diretamente na folha, o que reduz a chance de inadimplência.

No caso do cartão Caixa, o limite será pré-estabelecido em 1,4 vezes o valor do benefício. Um aposentado que ganha cerca de R $ 1.000, portanto, terá acesso a um limite de crédito de R$ 1.400.

Ao contratar o produto, você terá a opção de receber todo esse valor em uma conta corrente, como um empréstimo, ou deixar a agência com plástico para usar nas compras.

O valor da prestação não pode exceder 5% do benefício. No caso de um o salário de R $ 1.000, portanto, será de no máximo R $ 50. Quando a fatura chegar, esse valor será deduzido diretamente do benefício e o restante será financiado a uma taxa de 2,85% ao mês.

Esta chegando o Cartão de Crédito do INSS

A taxa é superior à média para um empréstimo consignado, que é de 1,8%. Se você pagar apenas o valor mínimo deduzido da folha de pagamento, o cliente pagará a dívida em 60 meses.

Novo piso de R $ 1.039 começa a ser pago em benefícios do INSS Segundo a Caixa, o interesse do produto é maior devido a características específicas, como a possibilidade de fazer compras. – O empréstimo consignado e o cartão consignado são complementares. A vantagem do cartão é a mobilidade – disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante café da manhã com jornalistas.

O cliente também pode usar o crédito como um cartão normal. Nesse caso, você terá o mesmo limite disponível e poderá fazer compras. Se você não pagar a fatura total, o restante será pago em prestações à mesma taxa de 2,85% ao mês. Essa taxa é uma taxa promocional de lançamento e pode mudar, mas não pode exceder 3%, de acordo com as instruções normativas do INSS.

Guimarães sustenta que o lançamento do produto não tem o risco de estimular a inadimplência, porque os empréstimos consignados são geralmente tomados por pessoas que já possuem outros tipos de dívida. – A população que não fizer o crédito aqui, olhará na esquina pagando 20% ao mês – completou o executivo.

AUMENTO DO FORNECIMENTO DE PRODUTOS

O lançamento do produto faz parte da estratégia do banco público de aumentar a oferta de produtos para seus mais de 100 milhões de clientes. Para isso, a instituição também quer aumentar a estrutura de seus 8.500 correspondentes exclusivos e 13.000 casas lotéricas. O banco estima que menos de 10% das empresas de loteria oferecem serviços, além de vender jogos e pagar contas. – A Caixa possui quatro bancos: o banco comercial, a junção do antigo BNH (crédito imobiliário), é o banco de políticas públicas e o gerente do FGTS. Até janeiro, essas áreas não eram faladas.

Nem todo mundo estava coordenado, procurando a venda cruzada dos clientes. Por isso, possui 95 milhões de cartões de débito e 5 milhões de cartões de crédito – afirmou Guimarães.

Ainda nesse ano, a Caixa quer expandir o produto para outros públicos além dos beneficiários do INSS. A ideia é oferecer para servidores públicos da União, estados e municípios e até para funcionários de empresas privadas que tenham convênio de crédito consignado. O cliente não precisa ser cliente da Caixa para ter acesso ao produto.

— Em que pese haver uma identificação de que é um cartão consignado para beneficiários do INSS, não é. Ele pode ser ofertado e disponível para qualquer pessoa que tenha vínculo com uma empresa que tenha convênio de consignação com o banco. Fizemos uma opção de começar pelo INSS, mas vamos chegar a todos os públicos — explica Julio Volpp, vice-presidente de produtos de varejo da Caixa.

De acordo com dados mais recentes do Banco Central, o setor de crédito consignado movimenta mais de R$ 340 bilhões em empréstimos.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

1 hora ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

1 hora ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 hora ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

1 hora ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

2 horas ago