Imagem por @wayhomestudio/ freepik
O score de crédito é uma pontuação que determina o seu comprometimento com o mercado de crédito. Através dele, é possível avaliar as principais informações no seu histórico financeiro e garantir aos detentores de linhas de créditos se você pode ser considerado um bom pagador ou não.
Trata-se de um tipo de pontuação, que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de uma pessoa específica pagar suas contas devidamente.
Descobrir as razões que levaram a baixar a sua pontuação pode ser uma tarefa bem complicada, mas não impossível, se você tiver sempre as informações corretas e precisas.
Resumidamente, o primeiro passo é ter controle sobre a sua vida financeira e saber quais decisões são capazes de impactar negativamente na sua pontuação. Uma vez que você tem o controle da situação, adotar bons hábitos de pagamento e um acompanhamento nas plataformas de monitoramento costumam fazer o seu score subir significativamente.
Leia também: 7 Dicas De Como Aumentar Seu Score De Crédito
Sua utilização ocorre por empresas financeiras para avaliar a capacidade de um indivíduo em pagar suas dívidas e o risco de conceder crédito a essa pessoa.
Assim, o score de crédito é utilizado no caso de solicitação de financiamentos, empréstimos e na obtenção de cartão de crédito.
Há vários motivos, contudo para entender a razão do porque o score baixou, você deve revisitar seus últimos hábitos financeiros e buscar por algumas dessas práticas abaixo.
Geralmente estes ítens listados acima comprometem o pagamento de novas contas. Dessa forma, por mais que você sempre pague todos os seus débitos ao fim de cada mês, o motivo do porque o score baixou pode estar ligado com a sua demonstração financeira.
Neste caso, a melhor forma para descobrir como aumentar o score é a partir de hábitos que levem as empresas financeiras a confiarem em seu perfil. Assim, a pontuação pode ser elevada gradualmente.
leia também: CPF Na Nota Aumenta O Score De Crédito?
Assim como uma moeda, o score tem também hábitos que podem elevar sua pontuação. Afinal, um bom planejamento é sempre bem vindo. Vamos dar algumas dicas para aumentar seu score.
Primeiro de tudo, não comprometa seus ganhos com mais de 80% em dívidas. Anote os gastos com cartão de crédito e boletos de pagamento. Deixe sempre uma reserva para emergências e pague suas contas em dia.
Acompanhe mensalmente as plataformas de crédito a fim de verificar se suas atitudes estão rendendo frutos. Serasa, SPC e Boa Vista são as mais acessadas e são gratuitas.
Ao acompanhar, você saberá se seu nome está limpo. Dessa forma, além de aumentar o score você ainda conseguirá linhas de crédito. E, por fim, caso você more de aluguel coloque as contas de água, luz e gás no seu nome. Dessa forma não dependerá de terceiros que podem sujar seu nome e, dessa forma, baixar seu score.
Essas são atitudes práticas e bem simples que vão contribuir em muito para a sua saúde financeira.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…