Rio de Janeiro

Estado libera R$ 6 milhões para acervos de instituições no RJ

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) anunciou investimento de R$ 6 milhões para apoiar planos de atualização e manutenção do acervo de instituições de ensino superior e pesquisa.

Foram selecionados 61 projetos. Entre os quais, haverá investimento em projeto da Fiocruz para reestruturação do Departamento de Estudos sobre a Violência e Saúde Jorge Careli.

Outra iniciativa que receberá recursos é a ampliação e manutenção do acervo da Biblioteca Lucio Costa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A memória audiovisual da Faetec Cabo Frio também será preservada.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), as universidades Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal Fluminense (UFF), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a do Norte Fluminense (Uenf), além do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Instituto Vital Brazil (IVB), Academia Nacional de Medicina (ANM), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Colégio Pedro II e Museu Nacional, foram outras instituições selecionadas no edital.

O financiamento desses projetos apoiará a organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação dos acervos das instituições do estado do Rio de Janeiro. 

As propostas foram encaminhadas por pesquisadores doutores ou mestres e tiveram na equipe, obrigatoriamente, um bibliotecário, arquivista ou um profissional de acervo com vínculo com a instituição proponente.

Para Jerson Lima, presidente da Faperj, este edital preenche um importante espaço para o financiamento do parque de pesquisa e inovação:

“O apoio ao acervo intelectual e de pesquisa é crucial para o estado do Rio de Janeiro. Com investimentos no conhecimento e na tecnologia, nós conseguiremos estar preparados para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia e pós-pandemia, como proporcionar a digitalização dos acervos e de todo o material científico disponível para os pesquisadores”, afirmou Lima.

Eliete Bouskela, diretora-científica da Faperj, destacou a importância de continuar apoiando a manutenção do acervo carioca.

“Esse edital faz parte do conjunto de editais lançados recentemente que buscam somar esforços para as aquisições de livros, publicações, manutenção e modernização de acervos de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro.”

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago