Chamadas

Estados Unidos tem recorde de seguro-desemprego e demissões podem chegar a 20 milhões

Com o agravamento da crise provocada pelo novo coronavírus nos Estados Unidos, o número de desempregados no país poderá chegar a 20 milhões no mês de abril, de acordo com as estimativas da consultoria de análises econômicas Oxford Economics.

A previsão foi feita após os Estados Unidos registrarem um aumento recorde no número de pedidos de seguro-desemprego. Somente em uma semana (de 17 a 21 de março), mais de 3,2 milhões de pessoas entraram com a solicitação no país.

O número é cinco vezes mais alto do que o pico de pedidos de seguro-desemprego registrado durante a crise financeira de 2008 e representa um aumento de 12 vezes em relação à semana anterior.

O resultado reflete a repentina interrupção na atividade econômica em boa parte dos Estados Unidos. Os estados que mais tiveram pedidos de seguro-desemprego são justamente aqueles mais afetados pelas medidas de quarentena, necessárias para evitar a propagação do vírus e um aumento no número de mortes. Até nesta quinta-feira, o país tinha 75.178 casos confirmados da doença e 1.069 mortes.

Estados Unidos tem recorde de seguro-desemprego e demissões podem chegar a 20 milhões

Entre os estados com maior número de solicitações de seguro-desemprego estão Pensilvânia, Nova Jersey, Ohio, Michigan, Massachusetts e Califórnia. Somente na Pensilvânia foram 400.000 pedidos de seguro em uma semana.

Em um relatório publicado nesta quinta-feira, a economista Nancy Van Den Houten, da Oxford Economics, ressalta que, nesse ritmo, o número de desempregados no país pode atingir de 15 a 20 milhões de pessoas no mês de abril, elevando a taxa de desemprego no país dos atuais 3,5% da população para mais de 10%.

“Com o fechamento parcial por todo o país levando a uma repentina paralisação na atividade econômica, a economia dos Estados Unidos vai passar pela maior contração que se tem registro com o maior e mais severo aumento do desemprego já registrado”, escreve a economista.

De acordo com a análise, a média móvel dos pedidos de seguro-desemprego nas últimas quatro semanas já é de 998.000, superando o recorde registrado durante a recessão causada pela crise financeira de 2008, que era de 659.000 pedidos.

Baseado na Revista Exame


Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

17 minutos ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

1 hora ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

1 hora ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

2 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

3 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

3 horas ago