Imagem: Reprodução/Instagram/@jojotodynho
A cantora Jojo Todynho, decidiu mudar seus hábitos por questões de saúde. A funkeira foi diagnosticada com esteatose hepática.
A doença é extremamente sileciosa, pois não apresenta sintomas no paciente, por isso é sempre bom levar a vida de maneira mais saudável.
Mas afinal, você sabe o que realmente é esteatose hepática? Continue conosco e confira.
Leia Também: Gordura No Fígado: Sintomas, Tratamento E Sua Relação Com O Sobrepeso
Esteatose hepática é uma condição médica na qual há acúmulo de gordura no fígado.
É uma das formas mais comuns de doença hepática e pode ser causada por fatores como obesidade, diabetes, uso excessivo de álcool, resistência à insulina, colesterol elevado, síndrome metabólica e outros problemas de saúde.
A esteatose hepática pode ser classificada em duas formas, esteatose hepática não-alcoólica (EHNA) e esteatose hepática alcoólica (EHA).
A EHNA ocorre em pessoas que não consomem álcool em excesso, enquanto que a EHA é causada pelo consumo excessivo de álcool.
Leia Também: Conheça 17 Doenças Consideradas Graves Pelo INSS
Mesmo sendo muito silenciosa, existem alguns sinais que merecem atenção, como:
A condição geralmente não causa complicações graves, mas pode levar a inflamação e cicatrização do fígado (esteato-hepatite), o que pode causar danos permanentes ao fígado e levar à cirrose ou ao câncer de fígado.
Leia Também: Quando O Consumo De Bebidas Alcoólicas Se Torna Um Problema?
A esteatose hepática, pode ser diagnosticada através de exames de imagem e de sangue.
O diagnóstico mais comum é feito por meio de uma ultrassonografia abdominal, que pode detectar a presença de acúmulo de gordura no fígado.
Outros exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), também podem ser usados para confirmar o diagnóstico.
Além disso, exames de sangue podem ser realizados para verificar o nível de enzimas hepáticas, como a alanina aminotransferase (ALT) e a aspartato aminotransferase (AST), que podem estar elevadas em caso de esteatose hepática.
Leia Também: Colesterol E Triglicérides: Saiba O Que São E Porquê É Importante Ficar De Olho!
O tratamento da esteatose hepática envolve a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e atividade física regular, além de evitar o consumo excessivo de álcool.
Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e outras condições médicas relacionadas.
A perda de peso é um componente importante no tratamento da esteatose hepática. Perder apenas 5 a 10% do peso corporal pode melhorar significativamente a esteatose hepática.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…